State Pattern (padrão de desenho): Difference between revisions
From Wiki**3
| Line 27: | Line 27: | ||
} | } | ||
=== | Se não se utilizasse o padrão State, fazendo com que sejam os objectos do estado a responder aos estÃmulos, o controlo da máquina de estados teria de ser implementado directamente na porta fazendo com que houvesse mais código a manter e dificultando a gestão dos estados de forma independente, especialmente, mas sem limitação, no que respeita à definição de novos estados e comportamentos a eles associados. | ||
As classes seguintes ilustram os intervenientes neste padrão. | |||
=== Porta: classe Door === | |||
Esta classe representa a porta nas condições descritas acima. Note-se a definição das respostas aos estÃmulos em função do estado. | |||
class Door { | |||
public final DoorState CLOSED = new DoorClosed(this); | |||
public final DoorState OPENING = new DoorOpening(this); | |||
public final DoorState OPEN = new DoorOpen(this); | |||
public final DoorState CLOSING = new DoorClosing(this); | |||
public final DoorState STAYOPEN = new DoorStayOpen(this); | |||
private DoorState _state = CLOSED; | |||
protected void setState(DoorState state) { _state = state; } | |||
public void click() { _state.click(); } | |||
public void complete() { _state.complete(); } | |||
public void timeout() { _state.timeout(); } | |||
public void status() { System.out.println(_state.status()); } | |||
} | |||
=== O estado da porta: classe DoorState === | |||
Esta classe representa a abstracção do estado da porta. Os estados concretos vão aumentar a funcionalidade desta classe, de acordo com o comportamento desejado. | |||
abstract class DoorState { | |||
protected Door _door; | |||
public DoorState(Door door) { _door = door; } | |||
public abstract void click(); | |||
public void timeout() { } | |||
public void complete() { } | |||
public String status() { return getClass().getName(); } | |||
} | |||
=== Os vários estados da porta: classes concretas === | |||
Cada uma das classes implementa o estado correspondente a uma dada situação da porta. É nests classes que a resposta aos estÃmulos é realmente definida. | |||
class DoorOpen extends DoorState { | |||
public DoorOpen(Door door) { super(door); } | |||
public void click() { _door.setState(_door.STAYOPEN); } | |||
public void timeout() { _door.setState(_door.CLOSING); } | |||
} | |||
class DoorOpening extends DoorState { | |||
public DoorOpening(Door door) { super(door); } | |||
public void click() { _door.setState(_door.CLOSING); } | |||
public void complete() { _door.setState(_door.OPEN); } | |||
} | |||
class DoorClosed extends DoorState { | |||
public DoorClosed(Door door) { super(door); } | |||
public void click() { _door.setState(_door.OPENING); } | |||
} | |||
class DoorClosing extends DoorState { | |||
public DoorClosing(Door door) { super(door); } | |||
public void click() { _porta.setState(_door.OPENING); } | |||
public void complete() { _porta.setState(_door.CLOSED); } | |||
} | |||
class DoorStayOpen extends DoorState { | |||
public DoorStayOpen(Door door) { super(door); } | |||
public void click() { _door.setState(_door.CLOSING); } | |||
} | |||
[[category:OOP]] | [[category:OOP]] | ||
Revision as of 14:41, 29 November 2006
O padrão "state" permite que um objecto altere o seu comportamento quando o seu estado muda.
Estrutura
O padrão state tem a seguinte estrutura de classes:
Exemplos
Porta automática
A porta automática pode estar en vários estados que determinam a sua resposta a estÃmulos. Os vários estados são "Closed" (porta fechada); "Closing" (porta a fechar); "StayOpen" (permanentemente aberta); "Open" (aberta); "Opening" (porta a abrir). Os estÃmulos são "click" (botão de abrir/fechar premido); "complete" (fim do ciclo de abertura/fecho); "timeout" (passagem de tempo num dado estado).
A uma aplicação de teste que simula alguns estÃmulos aos quais a porta deve responder.
public class StatePattern {
public static void main(String[] args) {
Door door = new Door(); // Closed
door.click();
door.complete();
door.timeout();
door.click();
door.status();
}
}
Se não se utilizasse o padrão State, fazendo com que sejam os objectos do estado a responder aos estÃmulos, o controlo da máquina de estados teria de ser implementado directamente na porta fazendo com que houvesse mais código a manter e dificultando a gestão dos estados de forma independente, especialmente, mas sem limitação, no que respeita à definição de novos estados e comportamentos a eles associados.
As classes seguintes ilustram os intervenientes neste padrão.
Porta: classe Door
Esta classe representa a porta nas condições descritas acima. Note-se a definição das respostas aos estÃmulos em função do estado.
class Door {
public final DoorState CLOSED = new DoorClosed(this);
public final DoorState OPENING = new DoorOpening(this);
public final DoorState OPEN = new DoorOpen(this);
public final DoorState CLOSING = new DoorClosing(this);
public final DoorState STAYOPEN = new DoorStayOpen(this);
private DoorState _state = CLOSED;
protected void setState(DoorState state) { _state = state; }
public void click() { _state.click(); }
public void complete() { _state.complete(); }
public void timeout() { _state.timeout(); }
public void status() { System.out.println(_state.status()); }
}
O estado da porta: classe DoorState
Esta classe representa a abstracção do estado da porta. Os estados concretos vão aumentar a funcionalidade desta classe, de acordo com o comportamento desejado.
abstract class DoorState {
protected Door _door;
public DoorState(Door door) { _door = door; }
public abstract void click();
public void timeout() { }
public void complete() { }
public String status() { return getClass().getName(); }
}
Os vários estados da porta: classes concretas
Cada uma das classes implementa o estado correspondente a uma dada situação da porta. É nests classes que a resposta aos estÃmulos é realmente definida.
class DoorOpen extends DoorState {
public DoorOpen(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(_door.STAYOPEN); }
public void timeout() { _door.setState(_door.CLOSING); }
}
class DoorOpening extends DoorState {
public DoorOpening(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(_door.CLOSING); }
public void complete() { _door.setState(_door.OPEN); }
}
class DoorClosed extends DoorState {
public DoorClosed(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(_door.OPENING); }
}
class DoorClosing extends DoorState {
public DoorClosing(Door door) { super(door); }
public void click() { _porta.setState(_door.OPENING); }
public void complete() { _porta.setState(_door.CLOSED); }
}
class DoorStayOpen extends DoorState {
public DoorStayOpen(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(_door.CLOSING); }
}