(→Cuidados na representação gráfica) |
(→Cuidados na representação gráfica) |
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** Exemplos <font color="green">bons</font>: <code>MASSA_DO_ELECTRÃO</code>, <code>CONSTANTE_DE_PLANCK</code> | ** Exemplos <font color="green">bons</font>: <code>MASSA_DO_ELECTRÃO</code>, <code>CONSTANTE_DE_PLANCK</code> | ||
** Exemplos <font color="red">maus</font>: <code>i</code>, <code>MinhaConstante</code>, <code>_outra_constante</code> | ** Exemplos <font color="red">maus</font>: <code>i</code>, <code>MinhaConstante</code>, <code>_outra_constante</code> | ||
− | * Variáveis: | + | * Variáveis: a convenção é que os nomes sejam iniciados por uma letra minúscula, sendo cada nova palavra do identificador marcada pelo uso de uma maiúscula: |
** Exemplos de atributos de um objectos: | ** Exemplos de atributos de um objectos: | ||
*** <font color="green">bons</font>: <code>numeroDeDentes</code>, <code>ratómetro</code> | *** <font color="green">bons</font>: <code>numeroDeDentes</code>, <code>ratómetro</code> | ||
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* Classes: os nomes diferem dos das variáveis apenas por começarem por letra maiúscula. | * Classes: os nomes diferem dos das variáveis apenas por começarem por letra maiúscula. | ||
** Exemplos: <code>RefeiçãoComSopa</code>, <code>LeãoDaMontanha</code> | ** Exemplos: <code>RefeiçãoComSopa</code>, <code>LeãoDaMontanha</code> | ||
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+ | No caso dos nomes dos atributos dos objectos, podem encontrar-se duas formas de escrita. A primeira abordagem, herdada do C++ (mais antiga), nomeia os atributos precedidos por um sinal de sublinhado ("_"). Numa versão mais moderna, a nomenclatura é uniforme para todas as variáveis e os atributos são precedidos por "this" (e.g. '''this.a''' permite refere-se ao atributo '''a'''). | ||
=== Más escolhas de nomenclatura === | === Más escolhas de nomenclatura === |
Embora a linguagem Java tenha uma sintaxe e semântica bem definidas, decisões há que restrigem aqueles aspectos com o fim de melhorar a escrita de programas e, assim, a sua compreensão por um eventual leitor humano. Estas decisões são relativas a convenções de escrita, especialmente no que respeita a nomes de entidades que figuram num programa. São as denominadas convenções de codificação e são inteiramente para consumo humano, já que para a máquina (i.e., para o compilador) são meros adornos, completamente irrelevantes do ponto de vista funcional.
Além da boa escolha de um nome, é necessário algum cuidado na sua representação gráfica.
MASSA_DO_ELECTRÃO
, CONSTANTE_DE_PLANCK
i
, MinhaConstante
, _outra_constante
numeroDeDentes
, ratómetro
MARIA
, CoisaEstranha
numeroDeSérie
, i
(o uso de variáveis com nomes curtos deve ser limitado, tendo-se como boa a utilização como contadores de iteração)VARIÁVEL_LOCAL
, número_de_série
, número_De_Série
RefeiçãoComSopa
, LeãoDaMontanha
No caso dos nomes dos atributos dos objectos, podem encontrar-se duas formas de escrita. A primeira abordagem, herdada do C++ (mais antiga), nomeia os atributos precedidos por um sinal de sublinhado ("_"). Numa versão mais moderna, a nomenclatura é uniforme para todas as variáveis e os atributos são precedidos por "this" (e.g. this.a permite refere-se ao atributo a).
A boa representação gráfica não desculpa más escolhas de nomenclatura.
MASSA_DO_ELECTRÃO
é um bom nome para uma constante que represente a massa do electrão, mas é um mau nome para uma constante que represente a Constante de Planck.De um modo geral, as regras de indentação utilizadas para linguagens com sintaxe semelhante (C/C++, etc.) são aceitáveis. Ver documentação abaixo.