Difference between revisions of "Programação com Objectos"

From Wiki**3

Line 3: Line 3:
 
<!-- {{TOCright}} -->
 
<!-- {{TOCright}} -->
 
<!-- __NOEDITSECTION__ -->
 
<!-- __NOEDITSECTION__ -->
Uma breve nota: os tópicos seguintes seguem de perto a exposição/discussão das aulas teóricas, mas não são um substituto. Chama-se ainda a atenção para o facto de se ilustrarem conceitos em linguagens de programação que não Java (a linguagem utilizada para os exercícios práticos e para o projecto). Embora as outras linguagens não sejam avaliáveis no contexto da disciplina, os conceitos que ilustram são-no. Quaisquer dúvidas suscitadas pelo material, assim como quaisquer sugestões,  devem ser enviadas para [mailto:david.matos@ist.utl.pt david.matos@ist.utl.pt]
+
== Tópicos Teóricos ==
  
* [[Introdução aos Objectos]]
+
* [[Tópicos sobre Programação com Objectos]] (teoria e prática)
* [[Construção, Iniciação e Destruição de Objectos]]
 
* [[Herança e Composição]]
 
* [[Polimorfismo, Interfaces, Classes Abstractas]]
 
* [[Organização de Código]]
 
* [[Classes Internas (Java)]]
 
* [[Enumerações (Java)]]
 
* [[Excepções (Java)]]
 
* [[Introdução à Modelação com UML]]
 
* [[Colecções de Objectos]]
 
* [[Entradas e Saídas em Java]]
 
* [[Introdução aos Padrões de Desenho]]
 
* [[Composite (padrão de desenho)]]
 
* [[Comando (padrão de desenho)]]
 
* [[State Pattern (padrão de desenho)]]
 
* [["Simple" Factory (padrão de desenho)]]
 
* [[Template Method Pattern (padrão de desenho)]]
 
* [[Strategy Pattern (padrão de desenho)]]
 
* [[Abstract Factory Pattern (padrão de desenho)]]
 
* [[Observer (padrão de desenho)]]
 
* [[Decorator Pattern (padrão de desenho)]]
 
* [[Visitor (padrão de desenho)]]
 
* [[Adapter Pattern (padrão de desenho)]]
 
* [[Façade Pattern (padrão de desenho)]]
 
* [[Informação de Tipos em Tempo de Execução (Java)]]
 
  
 
== Exercícios e Problemas ==
 
== Exercícios e Problemas ==

Revision as of 17:06, 24 October 2010

Programação com Objectos
Introduction
Creation and Destruction
Inheritance & Composition
Abstraction & Polymorphism
Code Organization
Java Topics
Inner Classes
Enumerations
Data Structures
Exceptions
Input/Output
RTTI
Other Topics
JUnit Tests
UML Topics
Design Patterns
"Simple" Factory
Composite & Visitor
Command
Strategy & State
Template Method
Observer
Abstract Factory
Decorator & Adapter
Façade (aka Facade)

Tópicos Teóricos

Exercícios e Problemas

A Few Notes on Unit Testing

Linguagens de Programação

Ver Também