Difference between revisions of "Programação com Objectos"

From Wiki**3

(Aulas 07 e 08: Herança e Composição)
(Aula 03: Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo)
Line 26: Line 26:
 
== Aula 03: Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo ==
 
== Aula 03: Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo ==
  
Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo. Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java. Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk). Método <code>equals</code>. ''[[Conversão de Tipos|Casts]]''. Restrições às operações sobre booleanos. [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 03|Exemplos de aplicações simples]]: atribuição; comparador; conversão para <code>Strings</code>.
+
===Operadores e expressões===
 +
 
 +
* Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java
 +
* Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk)
 +
* Método <code>equals</code>
 +
* ''[[Conversão de Tipos|Casts]]''
 +
* Restrições às operações sobre booleanos
 +
 
 +
=== Exemplos ===
 +
 
 +
* [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 03|Exemplos de aplicações simples]]: atribuição; comparador; conversão para <code>Strings</code>.
 +
 
 +
===Controlo de fluxo===
 +
 
 +
* if-else, switch-case-default
 +
* while, for, do-while
 +
* Comparação com outras linguagens semelhantes
 +
* Exemplos simples
  
 
== Aula 04: Construção de Objectos ==
 
== Aula 04: Construção de Objectos ==

Revision as of 15:26, 28 September 2005

A definição oficial do conteúdo de cada aula pode ser encontrada na página dos sumários mantida pelo Fénix.

Aula 01: Apresentação da Disciplina

Apresentação da disciplina: objectivos gerais; objectivos operacionais; programa; avaliação.

Informação adicional pode ser obtida na página oficial (Fénix).

Aula 02: Introdução

Introdução aos objectos

  • O que é um objecto;
  • Aspectos da captura de características: como capturar a natureza das coisas, tendo em consideração os aspectos de interesse para o fim em causa.

Introdução à programação em Java

Exemplos

Exemplo simples: "Hello world".

Aula 03: Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo

Operadores e expressões

  • Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java
  • Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk)
  • Método equals
  • Casts
  • Restrições às operações sobre booleanos

Exemplos

Controlo de fluxo

  • if-else, switch-case-default
  • while, for, do-while
  • Comparação com outras linguagens semelhantes
  • Exemplos simples

Aula 04: Construção de Objectos

Construção e iniciação de objectos

  • Construção e iniciação de objectos em Java;
  • Ordem de iniciação de atributos de classes (static) e de objectos.

A referência this:

  • Uso como auto-referência;
  • Sintaxe especial para chamada a múltiplos construtores.

Overloading

Overloading de métodos.

Exemplos

Exemplos de aplicação. Discussão de aspectos problemáticos e comparação com outras linguagens (PHP e C/C++).

Destruição de objectos

Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java (comparação com outras linguagens). Este tópico foi discutido na Aula 06.

Aulas 05 e 06: Organização de Código e Packages

Organização de código

  • Revisão do conceito de tipo de dados abstracto;
  • Organização de código: interface/implementação; separação;

O caso Java

Exemplos

Aulas 07 e 08: Herança e Composição

Herança e composição

  • Diferenças
  • Quando usar cada uma das técnicas
  • Discussão de aspectos relacionados com estes conceitos

Exemplos

Mecanismos do Java

Exemplos