(→Aula 02: Introdução) |
(→Aula 04: Construção de Objectos) |
||
Line 30: | Line 30: | ||
== Aula 04: Construção de Objectos == | == Aula 04: Construção de Objectos == | ||
− | Construção e iniciação de objectos em Java | + | ===Construção e iniciação de objectos=== |
+ | * Construção e iniciação de objectos em Java; | ||
+ | * Ordem de iniciação de atributos de classes (<code>static</code>) e de objectos. | ||
+ | |||
+ | A referência <code>this</code>: | ||
+ | * Uso como auto-referência; | ||
+ | * Sintaxe especial para chamada a múltiplos construtores. | ||
+ | |||
+ | ===Overloading=== | ||
+ | |||
+ | ''[[Overloading]]'' de métodos. | ||
+ | |||
+ | ===Exemplos=== | ||
+ | |||
+ | [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 04|Exemplos de aplicação]]. | ||
+ | Discussão de aspectos problemáticos e [[Comparação de Linguagens de Programação|comparação com outras linguagens]] (PHP e C/C++). | ||
== Aulas 05 e 06: Organização de Código e ''Packages'' == | == Aulas 05 e 06: Organização de Código e ''Packages'' == |
A definição oficial do conteúdo de cada aula pode ser encontrada na página dos sumários mantida pelo Fénix.
Apresentação da disciplina: objectivos gerais; objectivos operacionais; programa; avaliação.
Informação adicional pode ser obtida na página oficial (Fénix).
static
: definição de dados e funções partilhados;Exemplo simples: "Hello world".
Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo. Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java. Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk). Método equals
. Casts. Restrições à s operações sobre booleanos. Exemplos de aplicações simples: atribuição; comparador; conversão para Strings
.
static
) e de objectos.A referência this
:
Overloading de métodos.
Exemplos de aplicação. Discussão de aspectos problemáticos e comparação com outras linguagens (PHP e C/C++).
Revisão do conceito de tipo de dados abstracto. Organização de código: interface/implementação; separação. Packages. Bibliotecas. Localização de classes: CLASSPATH
. Controlo de acesso: public
, protected
, private
, "package". Exemplos de código. Comparação com outras linguagens.
Organização de código em packages. Exemplo completo. Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java (comparação com outras linguagens).
Herança e composição: diferenças. Quando usar cada uma. Discussão de aspectos relacionados com a modelação utilizando estes conceitos. Exemplos simples: classe Gato como subclasse de MamÃfero; composição de um Gato a partir de "peças básicas".
Mecanismos para controlo de utilização de atributos e métodos. A palavra chave final (Java). Uso de private, protected e public (Java). Discussão de aspectos relativos ao uso destas palavras chave. Apresentação e discussão de exemplo completo: classes Evento, RefeiçãoComSopa, Almoço, Jantar, Sopa e Bolo. Discussão sobre o funcionamento das referências this e super. Exemplo prático no contexto da aplicação Evento.