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Embora a linguagem Java tenha uma sintaxe e semântica bem definidas, decisões há que restrigem aqueles aspectos com o fim de melhorar a escrita de programas e, assim, a sua compreensão por um eventual leitor humano. Estas decisões são relativas a convenções de escrita, especialmente no que respeita a nomes de entidades que figuram num program. São as denominadas convenções de codificação e são inteiramente para consumo humano, já que para a máquina (i.e., para o compilador) são meros adornos, completamente irrelevantes do ponto de vista funcional. | Embora a linguagem Java tenha uma sintaxe e semântica bem definidas, decisões há que restrigem aqueles aspectos com o fim de melhorar a escrita de programas e, assim, a sua compreensão por um eventual leitor humano. Estas decisões são relativas a convenções de escrita, especialmente no que respeita a nomes de entidades que figuram num program. São as denominadas convenções de codificação e são inteiramente para consumo humano, já que para a máquina (i.e., para o compilador) são meros adornos, completamente irrelevantes do ponto de vista funcional. | ||
− | As conveções dizem respeito a vários aspectos. | + | As conveções dizem respeito a vários aspectos. |
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+ | == Nomes == | ||
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* Constantes: todas as letras em maiúsculas; palavras separadas por "sublinhados" (underscores); | * Constantes: todas as letras em maiúsculas; palavras separadas por "sublinhados" (underscores); | ||
− | ** Exemplos: <code>MASSA_DO_ELECTRÃO</code>, <code>CONSTANTE_DE_PLANK</code> | + | ** Exemplos <font color="green">bons</font>: <code>MASSA_DO_ELECTRÃO</code>, <code>CONSTANTE_DE_PLANK</code> |
+ | ** Exemplos <font color="red">maus</font>: <code>i</code>, <code>MinhaConstante</code>, <code>_outra_constante</code> | ||
* Variáveis: há dois grupos a considerar: o primeiro corresponde a variáveis que são atributos de objectos, enquanto o segundo corresponde a variáveis locais a métodos. Apenas diferem na convenção por as primeiras serem precedidas por um "sublinhado". A convenção é que os nomes sejam iniciados por uma letra minúscula, sendo cada nova palavra do identificador marcada pelo uso de uma maiúscula: | * Variáveis: há dois grupos a considerar: o primeiro corresponde a variáveis que são atributos de objectos, enquanto o segundo corresponde a variáveis locais a métodos. Apenas diferem na convenção por as primeiras serem precedidas por um "sublinhado". A convenção é que os nomes sejam iniciados por uma letra minúscula, sendo cada nova palavra do identificador marcada pelo uso de uma maiúscula: | ||
− | ** Exemplos de atributos de um objectos: <code>_numeroDeDentes</code>, <code>_ratómetro</code> | + | ** Exemplos de atributos de um objectos: |
− | ** Exemplos de variáveis locais e argumentos de métodos: <code>numeroDeSérie</code>, <code>i</code> (o uso de variáveis com nomes curtos deve ser limitado, tendo-se como boa | + | *** <font color="green">bons</font>: <code>_numeroDeDentes</code>, <code>_ratómetro</code> |
+ | *** <font color="red">maus</font>: <code>MARIA</code>, <code>CoisaEstranha</code> | ||
+ | ** Exemplos de variáveis locais e argumentos de métodos: | ||
+ | *** <font color="green">bons</font>: <code>numeroDeSérie</code>, <code>i</code> (o uso de variáveis com nomes curtos deve ser limitado, tendo-se como boa a utilização como contadores de iteração) | ||
+ | *** <font color="red">maus</font>: <code>VARIÃVEL_LOCAL</code>, <code>número_de_série</code>, <code>número_De_Série</code> | ||
* Classes: os nomes diferem dos das variáveis apenas por começarem por letra maiúscula. | * Classes: os nomes diferem dos das variáveis apenas por começarem por letra maiúscula. | ||
** Exemplos: <code>RefeiçãoComSopa</code>, <code>LeãoDaMontanha</code> | ** Exemplos: <code>RefeiçãoComSopa</code>, <code>LeãoDaMontanha</code> | ||
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+ | == Identação == | ||
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+ | == Ver Também == | ||
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+ | * [http://mega.ist.utl.pt/~ic-po/2005/RegrasCodificacao.html Regras de codificação em Java] |
Embora a linguagem Java tenha uma sintaxe e semântica bem definidas, decisões há que restrigem aqueles aspectos com o fim de melhorar a escrita de programas e, assim, a sua compreensão por um eventual leitor humano. Estas decisões são relativas a convenções de escrita, especialmente no que respeita a nomes de entidades que figuram num program. São as denominadas convenções de codificação e são inteiramente para consumo humano, já que para a máquina (i.e., para o compilador) são meros adornos, completamente irrelevantes do ponto de vista funcional.
As conveções dizem respeito a vários aspectos.
MASSA_DO_ELECTRÃO
, CONSTANTE_DE_PLANK
i
, MinhaConstante
, _outra_constante
_numeroDeDentes
, _ratómetro
MARIA
, CoisaEstranha
numeroDeSérie
, i
(o uso de variáveis com nomes curtos deve ser limitado, tendo-se como boa a utilização como contadores de iteração)VARIÃVEL_LOCAL
, número_de_série
, número_De_Série
RefeiçãoComSopa
, LeãoDaMontanha