(→Aula 04: Construção de Objectos) |
(→Aulas 05 e 06: Organização de Código e ''Packages'') |
||
Line 7: | Line 7: | ||
== Aula 02: Introdução == | == Aula 02: Introdução == | ||
− | Introdução aos objectos e à programação em Java. [[O que é um objecto?|O que é um objecto]]; aspectos da captura de caracterÃsticas. [[Tipos primitivos em Java|Tipos primitivos]], [[Classes, objectos e referências (Java)|objectos e referências em Java]]; [[Comparação de Linguagens de Programação|contraste com C/C++]]; organização da memória. [[Classes, objectos e referências (Java)|Definição de classes simples]]: conceitos de variável e método. O uso da palavra reservada <code>static</code>. Convenções de escrita de programas em Java. Escrita e compilação de programas; exemplo simples: ''"Hello world"''. | + | Introdução aos objectos e à programação em Java. [[O que é um objecto?|O que é um objecto]]; aspectos da captura de caracterÃsticas. [[Tipos primitivos em Java|Tipos primitivos]], [[Classes, objectos e referências (Java)|objectos e referências em Java]]; [[Comparação de Linguagens de Programação|contraste com C/C++]]; organização da memória. [[Classes, objectos e referências (Java)|Definição de classes simples]]: conceitos de variável e método. O uso da palavra reservada <code>static</code>. Convenções de escrita de programas em Java. Escrita e compilação de programas; [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 02|exemplo simples]]: ''"Hello world"''. |
== Aula 03: Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo == | == Aula 03: Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo == | ||
− | Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo. Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java. Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk). Método <code>equals</code>. ''[[Conversão de Tipos|Casts]]''. Restrições à s operações sobre booleanos. Exemplos de aplicações simples: atribuição; comparador; conversão para <code>Strings</code>. | + | Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo. Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java. Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk). Método <code>equals</code>. ''[[Conversão de Tipos|Casts]]''. Restrições à s operações sobre booleanos. [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 03|Exemplos de aplicações simples]]: atribuição; comparador; conversão para <code>Strings</code>. |
== Aula 04: Construção de Objectos == | == Aula 04: Construção de Objectos == | ||
Line 19: | Line 19: | ||
== Aulas 05 e 06: Organização de Código e ''Packages'' == | == Aulas 05 e 06: Organização de Código e ''Packages'' == | ||
− | Revisão do conceito de tipo de dados abstracto. Organização de código: interface/implementação; separação. Packages. Bibliotecas. Localização de classes: CLASSPATH. Controlo de acesso: public, protected, private, "package". Exemplos de código. Comparação com outras linguagens. | + | Revisão do conceito de tipo de dados abstracto. Organização de código: interface/implementação; separação. ''Packages''. Bibliotecas. Localização de classes: <code>CLASSPATH</code>. Controlo de acesso: <code>public</code>, <code>protected</code>, <code>private</code>, ''"package"''. [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 05|Exemplos de código]]. [[Comparação de Linguagens de Programação|Comparação com outras linguagens]]. |
− | Organização de código em packages. Exemplo completo. Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java (comparação com outras linguagens). | + | Organização de código em ''packages''. [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 06|Exemplo completo]]. Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java ([[Comparação de Linguagens de Programação|comparação com outras linguagens]]). |
Apresentação da disciplina: objectivos gerais; objectivos operacionais; programa; avaliação.
Informação adicional pode ser obtida na página oficial (Fénix).
Introdução aos objectos e à programação em Java. O que é um objecto; aspectos da captura de caracterÃsticas. Tipos primitivos, objectos e referências em Java; contraste com C/C++; organização da memória. Definição de classes simples: conceitos de variável e método. O uso da palavra reservada static
. Convenções de escrita de programas em Java. Escrita e compilação de programas; exemplo simples: "Hello world".
Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo. Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java. Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk). Método equals
. Casts. Restrições à s operações sobre booleanos. Exemplos de aplicações simples: atribuição; comparador; conversão para Strings
.
Construção e iniciação de objectos em Java. Múltiplos construtores e chamadas a construtores. Ordem de iniciação de atributos de classes (static
) e de objectos. Overloading de métodos. A referência this
. Exemplos de aplicação. Discussão de aspectos problemáticos e comparação com outras linguagens (PHP e C/C++).
Revisão do conceito de tipo de dados abstracto. Organização de código: interface/implementação; separação. Packages. Bibliotecas. Localização de classes: CLASSPATH
. Controlo de acesso: public
, protected
, private
, "package". Exemplos de código. Comparação com outras linguagens.
Organização de código em packages. Exemplo completo. Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java (comparação com outras linguagens).