Difference between revisions of "Inserção numa BST"

From Wiki**3

 
(One intermediate revision by the same user not shown)
Line 44: Line 44:
 
== Inserção na Raiz ==
 
== Inserção na Raiz ==
  
   link insertT(link h, Item item) {
+
   link '''insertT'''(link h, Item item) {
 
     Key v = key(item);
 
     Key v = key(item);
 
     if (h == z) return NEW(item, z, z, 1);
 
     if (h == z) return NEW(item, z, z, 1);
 
     if (less(v, key(h->item))) {
 
     if (less(v, key(h->item))) {
       h->l = insertT(h->l, item); h = rotR(h);
+
       h->l = '''insertT'''(h->l, item);
 +
      h   = '''rotR'''(h);
 
     }
 
     }
 
     else {
 
     else {
       h->r = insertT(h->r, item); h = rotL(h);
+
       h->r = '''insertT'''(h->r, item);
 +
      h   = '''rotL'''(h);
 
     }
 
     }
 
     return h;
 
     return h;
Line 60: Line 62:
 
Implementação da função <code>STinsert</code> do ADT tabela de símbolos.  
 
Implementação da função <code>STinsert</code> do ADT tabela de símbolos.  
  
   void STinsert(Item item) {
+
   void '''STinsert'''(Item item) {
     return head = insertT(head, item);
+
     return head = '''insertT'''(head, item);
 
   }
 
   }

Latest revision as of 10:38, 12 November 2008

Variações sobre o processo de inserção de elementos em BSTs.

Versão Recursiva

Função de inserção recursiva numa BST.

 link insertR(link h, Item item) {
   Key v = key(item), t = key(h->item);
   if (h == z) return NEW(item, z, z, 1);
   if less(v, t) h->l = insertR(h->l, item);
   else          h->r = insertR(h->r, item);
   h->N++;
   return h;
 }

Implementação da função do ADT

Implementação da função STinsert do ADT tabela de símbolos.

 void STinsert(Item item) {
   head = insertR(head, item);
 }

Versão Não Recursiva

Implementação directa, não recursiva, da função STinsert (ADT).

 void STinsert(Item item) {
   Key  v = key(item);
   link p = head, x = p;
   if (head == z)  {
     head = NEW(item, z, z, 1);
     return;
   }
   while (x != z) {
     p = x;
     x->N++;
     x = less(v, key(x->item)) ? x->l : x->r;
   }
   x = NEW(item, z, z, 1);
   if (less(v, key(p->item))) p->l = x; else p->r = x;
 }

Inserção na Raiz

 link insertT(link h, Item item) {
   Key v = key(item);
   if (h == z) return NEW(item, z, z, 1);
   if (less(v, key(h->item))) {
     h->l = insertT(h->l, item);
     h    = rotR(h);
   }
   else {
     h->r = insertT(h->r, item);
     h    = rotL(h);
   }
   return h;
 }

Implementação da função do ADT

Implementação da função STinsert do ADT tabela de símbolos.

 void STinsert(Item item) {
   return head = insertT(head, item);
 }