Difference between revisions of "State Pattern (padrão de desenho)"

From Wiki**3

 
(Exercícios)
 
(20 intermediate revisions by the same user not shown)
Line 1: Line 1:
Material correspondente à aula 24.
+
{{NAVPO}}
 +
{{TOCright}}
 +
O padrão "state" permite que um objecto altere o seu comportamento quando o seu estado muda.
  
[[category:PO 2005/2006]]
+
==Estrutura==
 +
O padrão ''state'' tem a seguinte estrutura de classes:
 +
 
 +
[[Image:state-dpcd.png|500px]]
 +
 
 +
== Exemplos ==
 +
 
 +
* [[State Pattern (padrão de desenho)/Porta Automática|Porta Automática]]
 +
 
 +
== Exercícios ==
 +
 
 +
* [[State Pattern (padrão de desenho)/Exercício 01: Semáforo|Exercício 1: Semáforo]]
 +
* [[State Pattern (padrão de desenho)/Exercício 02: Máquina de Lavar|Exercício 2: Máquina de Lavar]]
 +
 
 +
[[category:Ensino]]
 +
[[category:PO]]

Latest revision as of 15:17, 30 November 2020

Programação com Objectos
Introduction
Creation and Destruction
Inheritance & Composition
Abstraction & Polymorphism
Code Organization
Java Topics
Inner Classes
Enumerations
Data Structures
Exceptions
Input/Output
RTTI
Other Topics
JUnit Tests
UML Topics
Design Patterns
"Simple" Factory
Composite & Visitor
Command
Strategy & State
Template Method
Observer
Abstract Factory
Decorator & Adapter
Façade (aka Facade)

O padrão "state" permite que um objecto altere o seu comportamento quando o seu estado muda.

Estrutura

O padrão state tem a seguinte estrutura de classes:

State-dpcd.png

Exemplos

Exercícios