Template Method: Bebida Quente (exemplo): Difference between revisions

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Este exemplo mostra a aplicação do padrão ''template method'' ao "problema" de preparação de uma bebida quente.
Este exemplo mostra a aplicação do padrão ''template method'' ao "problema" de preparação de uma bebida quente.


Este exemplo mostra a evolução de uma aplicação à medida que são aplicadas técnicas de programação com objectos, em que se refactoriza algum código, e de aplicação de padrões, neste caso, o ''template method''.
Este exemplo mostra a evolução de uma aplicação à medida que são aplicadas técnicas de programação com objectos, em que se refactoriza algum código, e de aplicação de padrões, neste caso, o ''template method''.


== Situação Inicial ==
== Situação Inicial ==


Na situação inicial há repetição de código e não há abstracção de conceitos comuns nem, por isso, reutilização.
Na situação inicial há repetição de código e não há abstracção de conceitos comuns nem, por isso, reutilização.
 
<source lang="java">
   public class Café {
   public class Café {
    
    
     void preparar() {
     void preparar() {
       ferverÁgua();
       ferverÁgua();
       juntarGrãosMoídos();
       juntarGrãosMoídos();
       despejarNaChávena();
       despejarNaChávena();
       juntarAçúcar();
       juntarAçúcar();
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     // &c.
     // &c.
   }
   }
</source>


<source lang="java">
   public class Chá {
   public class Chá {
    
    
     void preparar() {
     void preparar() {
       ferverÁgua();
       ferverÁgua();
       juntarFolhas();
       juntarFolhas();
       despejarNaChávena();
       despejarNaChávena();
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     // &c.
     // &c.
   }
   }
</source>


=== Segundo Cenário: Abstracção de Características Comuns ===
== Segundo Cenário: Abstracção de Características Comuns ==


Nesta situação abstrairam-se algumas das características comuns e procurou-se reutilizar o máximo de funcionalidade. Note-se que, ainda assim, há repetição da estrutura do "algoritmo" de aquecimento.
Nesta situação abstrairam-se algumas das características comuns e procurou-se reutilizar o máximo de funcionalidade. Note-se que, ainda assim, há repetição da estrutura do "algoritmo" de aquecimento.


<source lang="java">
   public abstract class BebidaQuente {
   public abstract class BebidaQuente {
 
     abstract void preparar();
     abstract void preparar();
    
    
     void ferverÁgua()        { /* faz coisas */ }
     void ferverÁgua()        { /* faz coisas */ }
     void despejarNaChávena() { /* faz coisas */ }
     void despejarNaChávena() { /* faz coisas */ }
   }
   }
 
</source>
<source lang="java">
   public class Café extends BebidaQuente {
   public class Café extends BebidaQuente {
 
     void juntarGrãosMoídos() { /* faz coisas */ }
     void juntarGrãosMoídos() { /* faz coisas */ }
     void juntarAçúcar()      { /* faz coisas */ }
     void juntarAçúcar()      { /* faz coisas */ }
    
    
     void preparar() { /* como antes */ }
     void preparar() { /* como antes */ }
   }
   }
 
</source>
<source lang="java">
   public class Chá extends BebidaQuente {
   public class Chá extends BebidaQuente {
 
     void juntarFolhas() { /* faz coisas */ }
     void juntarFolhas() { /* faz coisas */ }
     void juntarLimão()  { /* faz coisas */ }
     void juntarLimão()  { /* faz coisas */ }
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     void preparar() { /* como antes */ }
     void preparar() { /* como antes */ }
   }
   }
</source>


=== Terceiro Cenário: Aplicação do Padrão Template Method ===
== Terceiro Cenário: Aplicação do Padrão Template Method ==
 
Manteve-se a abstracção conseguida no segundo cenário e aplicou-se o padrão template method. O resultado é o desaparecimento do algoritmo repetido: agora aparece apenas na superclasse e as partes dependentes das subclasses são definidas por cada uma. Note-se que a interface é agora imposta pela superclasse e que pode haver necessidade de renomear alguns dos métodos existentes (ou, alternativamente, de os chamar a partir dos que implementam a interface devida à aplicação do padrão).


Manteve-se a abstracção conseguida no segundo cenário e aplicou-se o padrão template method. O resultado é o desaparecimento do algoritmo repetido: agora aparece apenas na superclasse e as partes dependentes das subclasses são definidas por cada uma. Note-se que a interface é agora imposta pela superclasse e que pode haver necessidade de renomear alguns dos métodos existentes (ou, alternativamente, de os chamar a partir dos que implementam a interface devida à aplicação do padrão).
<source lang="java">
   public abstract class BebidaQuente {
   public abstract class BebidaQuente {
     abstract void infundir();
     abstract void infundir();
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     void preparar() {
     void preparar() {
       ferverÁgua();
       ferverÁgua();
       infundir();
       infundir();
       despejarNaChávena();
       despejarNaChávena();
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     }
     }
    
    
     void ferverÁgua()        { /* faz coisas */ }
     void ferverÁgua()        { /* faz coisas */ }
     void despejarNaChávena() { /* faz coisas */ }
     void despejarNaChávena() { /* faz coisas */ }
   }
   }
 
</source>
<source lang="java">
   class Café extends BebidaQuente {
   class Café extends BebidaQuente {
     // void juntarGrãosMoídos() { /* faz coisas */ }
     // void juntarGrãosMoídos() { /* faz coisas */ }
     // void juntarAçúcar()      { /* faz coisas */ }
     // void juntarAçúcar()      { /* faz coisas */ }
     public void infundir()    { /* juntar grãos moídos */ }
     public void infundir()    { /* juntar grãos moídos */ }
     public void condimentar() { /* juntar açúcar      */ }
     public void condimentar() { /* juntar açúcar      */ }
   }
   }
 
</source>
<source lang="java">
   class Chá extends BebidaQuente {
   class Chá extends BebidaQuente {
     // void juntarFolhas() { /* faz coisas */ }
     // void juntarFolhas() { /* faz coisas */ }
Line 92: Line 97:
     public void condimentar() { /* juntar limão  */ }
     public void condimentar() { /* juntar limão  */ }
   }
   }
</source>


A chamada pela superclasse de métodos definidos nas subclasses é uma aplicação do chamado "Hollywood Principle", i.e., "don't call us, we'll call you".
A chamada pela superclasse de métodos definidos nas subclasses é uma aplicação do chamado "Hollywood Principle", i.e., "don't call us, we'll call you".


[[category:OOP]]
[[category:Ensino]]
[[category:Teaching]]
[[category:PO]]
[[category:PO Exemplos]]
[[category:Java]]

Latest revision as of 15:18, 24 November 2020

Este exemplo mostra a aplicação do padrão template method ao "problema" de preparação de uma bebida quente.

Este exemplo mostra a evolução de uma aplicação à medida que são aplicadas técnicas de programação com objectos, em que se refactoriza algum código, e de aplicação de padrões, neste caso, o template method.

Situação Inicial

Na situação inicial há repetição de código e não há abstracção de conceitos comuns nem, por isso, reutilização.

  public class Café {
  
    void preparar() {
      ferverÁgua();
      juntarGrãosMoídos();
      despejarNaChávena();
      juntarAçúcar();
    }
  
    // &c.
  }
  public class Chá {
  
    void preparar() {
      ferverÁgua();
      juntarFolhas();
      despejarNaChávena();
      juntarLimão();
    }
  
    // &c.
  }

Segundo Cenário: Abstracção de Características Comuns

Nesta situação abstrairam-se algumas das características comuns e procurou-se reutilizar o máximo de funcionalidade. Note-se que, ainda assim, há repetição da estrutura do "algoritmo" de aquecimento.

  public abstract class BebidaQuente {
    abstract void preparar();
  
    void ferverÁgua()        { /* faz coisas */ }
    void despejarNaChávena() { /* faz coisas */ }
  }
  public class Café extends BebidaQuente {
    void juntarGrãosMoídos() { /* faz coisas */ }
    void juntarAçúcar()      { /* faz coisas */ }
  
    void preparar() { /* como antes */ }
  }
  public class Chá extends BebidaQuente {
    void juntarFolhas() { /* faz coisas */ }
    void juntarLimão()  { /* faz coisas */ }
  
    void preparar() { /* como antes */ }
  }

Terceiro Cenário: Aplicação do Padrão Template Method

Manteve-se a abstracção conseguida no segundo cenário e aplicou-se o padrão template method. O resultado é o desaparecimento do algoritmo repetido: agora aparece apenas na superclasse e as partes dependentes das subclasses são definidas por cada uma. Note-se que a interface é agora imposta pela superclasse e que pode haver necessidade de renomear alguns dos métodos existentes (ou, alternativamente, de os chamar a partir dos que implementam a interface devida à aplicação do padrão).

  public abstract class BebidaQuente {
    abstract void infundir();
    abstract void condimentar();
  
    void preparar() {
      ferverÁgua();
      infundir();
      despejarNaChávena();
      condimentar();
    }
  
    void ferverÁgua()        { /* faz coisas */ }
    void despejarNaChávena() { /* faz coisas */ }
  }
  class Café extends BebidaQuente {
    // void juntarGrãosMoídos() { /* faz coisas */ }
    // void juntarAçúcar()      { /* faz coisas */ }
    public void infundir()    { /* juntar grãos moídos */ }
    public void condimentar() { /* juntar açúcar       */ }
  }
  class Chá extends BebidaQuente {
    // void juntarFolhas() { /* faz coisas */ }
    // void juntarLimão()  { /* faz coisas */ }
    public void infundir()    { /* juntar folhas */ }
    public void condimentar() { /* juntar limão  */ }
  }

A chamada pela superclasse de métodos definidos nas subclasses é uma aplicação do chamado "Hollywood Principle", i.e., "don't call us, we'll call you".