Comando (padrão de desenho): Difference between revisions

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O padrão comando permite encapsular um comando ou pedido num objecto. Assim, os clientes podem ser parametrizados com comandos variados e os comandos podem ser manipulados para atingir vários fins: é possível atrasar a sua execução, colocá-los em filas de espera e registar a sua execução. É ainda possível suportar a execução da inversão das acções das operações relativas a um comando (''undo'').
O padrão comando permite encapsular um comando ou pedido num objecto. Assim, os clientes podem ser parametrizados com comandos variados e os comandos podem ser manipulados para atingir vários fins: é possível atrasar a sua execução, colocá-los em filas de espera e registar a sua execução. É ainda possível suportar a execução da inversão das acções das operações relativas a um comando (''undo'').


== Estrutura ==
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===Diagrama de sequência===
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As colaborações entre os intervenientes são as que figuram no seguinte diagrama de sequência:
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==Exemplo==
== Exemplo ==


Banco, Conta, Titular (aplicação bancaria).
Considerando o código na biblioteca '''po-uuilib''' (ver link abaixo), podem ser definidos comando como os seguintes.


[[category:OOP]]
Cada subclasse de '''Command''' deve providenciar o tipo do "receiver", assim como a instância (a superclasse -- '''Command''' -- apenas suporta um receptor de comandos, mas é possível definir outros que sejam necessários nas subclasses).
[[category:Teaching]]
 
Exemplo de subclasse de '''Command''' (neste caso, apresenta-se, apenas a título de exemplo, uma operação fictícia sobre o tipo '''Cat''', suposto definido):
<source lang="java">
public class DoChaseLaserDot extends Command<Cat> {
        public DoChaseLaserDot(Cat receiver) {
                super(Label.CHASE_LASER_DOT, receiver);
        }
 
        public final void execute() {
          // DO SOMETHING
        }
}
</source>
 
Exemplo de definição de subclasse de '''Command''', fazendo uso da funcionalidade de validação dinâmica dos comandos (os comandos por omissão são sempre válidos -- ver código). Neste exemplo, assume-se que o método '''isReady''' está definido na classe '''Cat'''. O menu não apresentará o comando e não permitirá a sua invocação. No entanto, o método '''execute''' não é afectado (esta opção destina-se a simplificar as decisões, mas pode ter consequências imprevisíveis se um comando inválido for executado sem o teste ser efectuado).
<source lang="java">
public class DoChaseLaserDot extends Command<Cat> {
        public DoChaseLaserDot(Cat receiver) {
                super(Label.CHASE_LASER_DOT, receiver, receiver -> receiver.isReady());
        }
 
        public final void execute() {
          // DO SOMETHING
        }
}
</source>
 
A definição do método '''isValid''' é inteiramente dependente do domínio. Por omissão, o predicado é sempre verdadeiro.
 
== Exercícios ==
 
* [[Comando (padrão de desenho)/Banco, Conta, Titular (aplicação bancária)|Banco, Conta, Titular (aplicação bancária)]]
 
[[category:Ensino]]
[[category:PO]]

Latest revision as of 16:09, 25 October 2021

Programação com Objectos
Introduction
Creation and Destruction
Inheritance & Composition
Abstraction & Polymorphism
Code Organization
Java Topics
Inner Classes
Enumerations
Data Structures
Exceptions
Input/Output
RTTI
Other Topics
JUnit Tests
UML Topics
Design Patterns
"Simple" Factory
Composite & Visitor
Command
Strategy & State
Template Method
Observer
Abstract Factory
Decorator & Adapter
Façade (aka Facade)

O padrão comando permite encapsular um comando ou pedido num objecto. Assim, os clientes podem ser parametrizados com comandos variados e os comandos podem ser manipulados para atingir vários fins: é possível atrasar a sua execução, colocá-los em filas de espera e registar a sua execução. É ainda possível suportar a execução da inversão das acções das operações relativas a um comando (undo).

Estrutura

Diagrama de classes

O padrão comando tem a seguinte estrutura de classes:

Diagrama de sequência

As colaborações entre os intervenientes são as que figuram no seguinte diagrama de sequência:

Exemplo

Considerando o código na biblioteca po-uuilib (ver link abaixo), podem ser definidos comando como os seguintes.

Cada subclasse de Command deve providenciar o tipo do "receiver", assim como a instância (a superclasse -- Command -- apenas suporta um receptor de comandos, mas é possível definir outros que sejam necessários nas subclasses).

Exemplo de subclasse de Command (neste caso, apresenta-se, apenas a título de exemplo, uma operação fictícia sobre o tipo Cat, suposto definido):

public class DoChaseLaserDot extends Command<Cat> {
        public DoChaseLaserDot(Cat receiver) {
                super(Label.CHASE_LASER_DOT, receiver);
        }

        public final void execute() {
          // DO SOMETHING
        }
}

Exemplo de definição de subclasse de Command, fazendo uso da funcionalidade de validação dinâmica dos comandos (os comandos por omissão são sempre válidos -- ver código). Neste exemplo, assume-se que o método isReady está definido na classe Cat. O menu não apresentará o comando e não permitirá a sua invocação. No entanto, o método execute não é afectado (esta opção destina-se a simplificar as decisões, mas pode ter consequências imprevisíveis se um comando inválido for executado sem o teste ser efectuado).

public class DoChaseLaserDot extends Command<Cat> {
        public DoChaseLaserDot(Cat receiver) {
                super(Label.CHASE_LASER_DOT, receiver, receiver -> receiver.isReady());
        }

        public final void execute() {
          // DO SOMETHING
        }
}

A definição do método isValid é inteiramente dependente do domínio. Por omissão, o predicado é sempre verdadeiro.

Exercícios