Strategy Pattern (padrão de desenho): Difference between revisions

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Material correspondente à aula 26.
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O padrão "stategy" permite a definição de uma família de algoritmos (representando uma estratégia para a resolução de um problema) e, ao encapsular cada um numa classe, faz com que sejam intercambiáveis. Este padrão permite que um algoritmo varie de forma independente dos seus clientes.


O padrão "stategy" permite a definição de uma família de algoritmos (representando uma estratégia para a resolução de um problema) e, ao encapsular cada um numa classe, faz com que sejam intercambiáveis. Este padrão permite que um algoritmo varie de forma independente dos seus clientes.
==Estrutura==


==Estrutura==
O padrão ''strategy'' tem a seguinte estrutura de classes:
 
[[Image:strategy-dpcd.png|600px]]
 
==Exemplos==
 
* [[Strategy Pattern (padrão de desenho)/Patos|Patos]]
* [[Strategy Pattern (padrão de desenho)/Galinha com fome|Galinha com fome]]


==Exemplo==
== Exercícios ==


Duck, Fly, Quack.
* [[Strategy Pattern (padrão de desenho)/Exercício 01: Ordenação de Gatos|Exercício 01: Ordenação de Gatos]]


[[category:PO 2005/2006]]
[[category:Ensino]]
[[category:PO]]
[[category:PO Exemplos]]

Latest revision as of 12:02, 19 November 2015

Programação com Objectos
Introduction
Creation and Destruction
Inheritance & Composition
Abstraction & Polymorphism
Code Organization
Java Topics
Inner Classes
Enumerations
Data Structures
Exceptions
Input/Output
RTTI
Other Topics
JUnit Tests
UML Topics
Design Patterns
"Simple" Factory
Composite & Visitor
Command
Strategy & State
Template Method
Observer
Abstract Factory
Decorator & Adapter
Façade (aka Facade)

O padrão "stategy" permite a definição de uma família de algoritmos (representando uma estratégia para a resolução de um problema) e, ao encapsular cada um numa classe, faz com que sejam intercambiáveis. Este padrão permite que um algoritmo varie de forma independente dos seus clientes.

Estrutura

O padrão strategy tem a seguinte estrutura de classes:

Exemplos

Exercícios