Strategy Pattern (padrão de desenho): Difference between revisions
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Revision as of 00:18, 26 July 2007
O padrão "stategy" permite a definição de uma famÃlia de algoritmos (representando uma estratégia para a resolução de um problema) e, ao encapsular cada um numa classe, faz com que sejam intercambiáveis. Este padrão permite que um algoritmo varie de forma independente dos seus clientes.
Estrutura
O padrão strategy tem a seguinte estrutura de classes:
Exemplo
Duck, Fly, Quack.
Comentários em breve.
public abstract class Duck {
FlyBehavior flyBehavior;
QuackBehavior quackBehavior;
public Duck() {}
public void setFlyBehavior(FlyBehavior fb) { flyBehavior = fb; }
public void setQuackBehavior(QuackBehavior qb) { quackBehavior = qb; }
abstract void display();
public void performFly() { flyBehavior.fly(); }
public void performQuack() { quackBehavior.quack(); }
public void swim() { System.out.println("All ducks float, even decoys!"); }
}
public class RubberDuck extends Duck {
public RubberDuck() {
flyBehavior = new FlyNoWay();
quackBehavior = new Squeak();
}
public void display() { System.out.println("I'm a rubber duckie"); }
}
public class RedHeadDuck extends Duck {
public RedHeadDuck() {
flyBehavior = new FlyWithWings();
quackBehavior = new Quack();
}
public void display() { System.out.println("I'm a real Red Headed duck"); }
}
Comportamento de Voo
Este comportamento está relacionado com a forma de voar do pato: existe uma famÃlia de comportamentos de voo. Os elementos desta famÃlia podem ser associados a patos, alterando-se desse modo o comportamento do pato em voo.
public interface FlyBehavior { public void fly(); }
public class FlyWithWings implements FlyBehavior {
public void fly() { System.out.println("I'm flying!!"); }
}
public class FlyNoWay implements FlyBehavior {
public void fly() { System.out.println("I can't fly"); }
}
public class FlyRocketPowered implements FlyBehavior {
public void fly() { System.out.println("I'm flying with a rocket"); }
}
Comportamento de Grasnar
Este comportamento está relacionado com a forma de grasnar do pato: tal como para o voo, existe uma famÃlia de comportamentos de grasnar. Os elementos desta famÃlia podem ser associados a patos, alterando-se desse modo o comportamento do pato, relativamente à acção de grasnar.
public interface QuackBehavior { public void quack(); }
public class Quack implements QuackBehavior {
public void quack() { System.out.println("Quack"); }
}
public class Squeak implements QuackBehavior {
public void quack() { System.out.println("Squeak"); }
}
public class MuteQuack implements QuackBehavior {
public void quack() { System.out.println("<< Silence >>"); }
}
Mais informação sobre este exemplo particular pode ser obtida no livro Head First Design Patterns.