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− | {{TOCright}} | + | __NOTOC__ |
− | __NOEDITSECTION__ | + | {{NAVPO}} |
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| + | {{Suggestion|https://bit.ly/po-wiki}} |
| + | == Tópicos Teóricos e Práticos == |
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− | A definição oficial do conteúdo de cada aula pode ser encontrada na [https://fenix.ist.utl.pt/publico/viewSite.do?method=summaries&objectCode=8711&executionPeriodOID=83 página dos sumários] mantida pelo Fénix.
| + | * [[Tópicos sobre Programação com Objectos]] (teoria e prática) |
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− | == Apresentação == | + | == Projecto == |
− | Material correspondente à Aula 01.
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− | ===Objectivos Gerais===
| + | * [[Programação com Objectos/Projecto de Programação com Objectos|Projecto de Programação com Objectos]] -- informação sobre todos os aspectos do projecto |
− | A disciplina de Programação com Objectos tem como objectivo que os alunos fiquem a conhecer o paradigma da programação baseada em objectos, assim como as metodologias e tecnologias a ela associadas. Pretende-se que os alunos conheçam as suas vantagens, inconvenientes e limitações.
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− | Assim, parecem ser quatro as principais competências e atitudes que identificam os processos cognitivos internos do aluno, uma vez finalizado o processo educativo:
| + | == Aulas Práticas == |
− | #Conhecer e utilizar o paradigma da programação baseada em objectos
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− | #Conhecer e utilizar a linguagem Java
| |
− | #Conhecer e utilizar padrões de desenho
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− | #Conhecer e utilizar as técnicas de escrita de testes de avaliação para o código produzido
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− | ===Objectivos Operacionais===
| + | Plano das aulas: https://bit.ly/po24-plano |
− | As condutas observáveis e mensuráveis, uma vez concluÃda com sucesso esta disciplina, são:
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− | #Justificar os princÃpios da programação baseada em objectos e os conceitos de encapsulamento, abstracção, herança e polimorfismo
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− | #Explicar como o mecanismo de classes permite codificar, encapsular e esconder informação
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− | #Comparar as noções de ''overloading'' e ''overriding'' de métodos
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− | #Modelar problemas usando uma linguagem baseada em objectos
| |
− | #Usar a linguagem Java (programação, teste e depuração) para resolver problemas modelados com objectos
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− | #Usar UML para representar relações estáticas entre classes (herança, agregação e referência) e de colaboração (diagramas de sequência)
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− | #Usar uma convenção para os nomes das entidades de um programa durante a codificação
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− | #Seleccionar e utilizar padrões de desenho no desenvolvimento de aplicações;
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− | #Programar testes para avaliar código
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− | ===Programa===
| + | * Semana 1.1: [[Programação com Objectos/Aula Prática 01|Aula Prática 01]] - Tipos de dados abstractos em C e em C++ |
− | ====Objectos e a Linguagem Java====
| + | * Semana 1.2: [[Programação com Objectos/Aula Prática 02|Aula Prática 02]] - Processos de análise e modelação; criação de classes simples |
− | Os seguintes tópicos correspondem ao paradigma de programação baseada em objectos e à linguagem Java.
| + | * Semana 2.1: [[Programação com Objectos/Aula Prática 03|Aula Prática 03]] - Criação de objectos, herança, polimorfismo, overloading e overriding (métodos) |
− | *Introdução aos objectos: definição, interface, polimorfismo, longevidade, classes, métodos, programas, regras de codificação | + | * Semana 2.2: [[Programação com Objectos/Aula Prática 04|Aula Prática 04]] - Herança, polimorfismo, aspectos de programação OO |
− | *Operadores e controlo de execução: precedências, atribuição, moldagem, literais, instruções de controlo de fluxo | + | * Semana 3.1: [[Programação com Objectos/Aula Prática 05|Aula Prática 05]] - Polimorfismo: interfaces e classes abstractas |
− | *Iniciação e limpeza: construtores, métodos sobrecarregados, <code>[[Palavras chave da linguagem Java#this|this]]</code>, colector de lixo, iniciação | + | * Semana 3.2: [[Programação com Objectos/Aula Prática 06|Aula Prática 06]] - Java: classes internas; comparadores, iteradores |
− | *Esconder a realização: bibliotecas, acesso aos membros, acesso à classe | + | * Semana 4.1: [[Programação com Objectos/Aula Prática 07|Aula Prática 07]] - Java: excepções; colecções |
− | *Reutilização: herança, composição, desenvolvimento incremental e palavra reservada <code>[[Palavras chave da linguagem Java#final|final]]</code>, carregamento de classes | + | * Semana 4.2: [[Programação com Objectos/Aula Prática 08|Aula Prática 08]] - Java: entradas e saídas; serialização de objectos |
− | *Polimorfismo: ''binding'' de métodos; ''overloading'' vs. ''overriding''; classes abstractas e interfaces | + | * Semana 5.1: [[Programação com Objectos/Aula Prática 09|Aula Prática 09]] - Composite (padrão de desenho) |
− | *Classes internas | + | * Semana 5.2: [[Programação com Objectos/Aula Prática 10|Aula Prática 10]] - Strategy (padrão de desenho) & State (padrão de desenho) |
− | *Excepções: apanhar uma excepção; criar novas excepções; <code>[[Palavras chave da linguagem Java#finally|finally]]</code>
| + | * Semana 6.1: [[Programação com Objectos/Aula Prática 11|Aula Prática 11]] - Visitor (padrão de desenho) |
− | *Guardar os objectos: vectores; contentores; iteradores; colecções; "list"; "set"; "map" | + | * Semana 6.2: [[Programação com Objectos/Aula Prática 12|Aula Prática 12]] - Decorator (padrão de desenho) & Adapter (padrão de desenho) |
− | *Entradas e saÃdas: a classe <code>File</code>; ''streams''; compressão; serialização | + | * Semana 7.1: [[Programação com Objectos/Aula Prática 13|Aula Prática 13]] - Diagramas de sequência UML |
− | *Classe <code>Class</code> | |
| | | |
− | ====Linguagem UML==== | + | == Pautas == |
− | * Diagrama de classes | + | As páginas das pautas contêm, além dos resultados de avaliação, também os critérios de avaliação e aprovação. |
− | * Diagrama de sequência | + | * {{PautaAberta}} [[Programação com Objectos/Pautas 2024-2025|Pautas 2024-2025]] |
| + | * {{PautaFechada}} Pautas de anos anteriores: [[Programação com Objectos/Pautas 2023-2024|2023-2024]] [[Programação com Objectos/Pautas 2022-2023|2022-2023]] [[Programação com Objectos/Pautas 2021-2022|2021-2022]] [[Programação com Objectos/Pautas 2020-2021|2020-2021]] [[Programação com Objectos/Pautas 2019-2020|2019-2020]] [[Programação com Objectos/Pautas 2018-2019|2018-2019]] [[Programação com Objectos/Pautas 2017-2018|2017-2018]] [[Programação com Objectos/Pautas 2016-2017|2016-2017]] [[Programação com Objectos/Pautas 2015-2016|2015-2016]] [[Programação com Objectos/Pautas 2014-2015|2014-2015]] |
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− | ====Padrões de Desenho==== | + | <!--== Testes de Avaliação (por data) == |
− | *Introdução: como seleccionar um padrão; como usar um padrão
| |
− | *Padrões ''Composite'', ''Command'', ''State'', ''Template Method'', ''Decorator'', ''Strategy'', ''Observer'', ''Abstract factory'', ''Bridge'', ''Visitor''
| |
− | *Catálogo de padrões de desenho
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− | ===Avaliação===
| + | [[Programação com Objectos/Teste de 2013/11/15|20131115]] [[Programação com Objectos/Teste 1 de 2013/02/04|20130204(1)]] [[Programação com Objectos/Teste 2 de 2013/02/04|20130204(2)]] [[Programação com Objectos/Teste de 2013/01/17|20130117]] [[Programação com Objectos/Teste de 2012/11/19|20121119]] |
− | O método de avaliação é como se indica na [https://fenix.ist.utl.pt/publico/viewSite.do?method=evaluationMethod&objectCode=8711&executionPeriodOID=83 página oficial]<br/>
| |
− | A informação disponibilizada aqui é apenas um resumo com fins meramente informativos.
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− | '''1ª Componente - 50%'''<br/>
| + | [[Programação com Objectos/Teste de 2012/01/30|20120130]] [[Programação com Objectos/Teste de 2012/01/07|20120107]] [[Programação com Objectos/Teste de 2011/01/10|20110110]] [[Programação com Objectos/Teste de 2010/01/21|20100121]] [[Programação com Objectos/Teste de 2010/01/04|20100104]] [[Programação com Objectos/Teste de 2009/01/24|20090124]] [[Programação com Objectos/Teste de Dezembro de 2008|200812]] [[Programação com Objectos/Teste de Dezembro de 2005|200512]] |
− | Projecto (sem nota mÃnima) com as seguintes datas:
| + | --> |
− | *Entrega intermédia: 14 de Novembro de 2005
| + | [[category:Ensino]] |
− | *Entrega final: 30 de Novembro de 2005
| + | [[category:PO]] |
− | *Discussões finais decorrem de 13 a 15 de Dezembro de 2005. A discussão final inclui um teste prático.
| + | [[en:Object-Oriented Programming]] |
− | | |
− | '''2ª Componente - 40%'''<br/>
| |
− | Teste (nota mÃnima de 7.5 valores) a realizar em 20 de Dezembro de 2005.<br/> | |
− | Repescagem a 4 de Fevereiro de 2006.
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− |
| |
− | '''3ª Componente - 10%'''<br/>
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− | Seis Séries de ExercÃcios (sem nota mÃnima) a realizar nas aulas práticas e em casa.
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− | ===Informação Adicional===
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− | * [https://fenix.ist.utl.pt/publico/viewSiteExecutionCourse.do?method=firstPage&objectCode=43084 Página oficial] (Fénix)
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− | == Introdução ==
| |
− | Material correspondente à Aula 02.
| |
− | | |
− | ===Introdução aos objectos===
| |
− | * [[O que é um objecto?|O que é um objecto]]
| |
− | * [[Captura de caracterÃsticas dos objectos]]
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− | ===Introdução à programação em Java===
| |
− | * [[Tipos primitivos em Java|Tipos primitivos]]: dados atómicos simples;
| |
− | * [[Classes, objectos e referências (Java)|Objectos e referências em Java]]: referências e estruturas compostas;
| |
− | * [[Comparação de Linguagens de Programação|Contraste com C/C++]]: diferenças e semelhanças;
| |
− | * Organização da memória: zonas e memória e respectiva utilização pelos conceitos da linguagem;
| |
− | * [[Classes, objectos e referências (Java)|Definição de classes simples]]: conceitos de variável e método;
| |
− | * O uso da palavra reservada <code>static</code>: definição de dados e funções partilhados;
| |
− | * [[Convenções de escrita de programas em Java]]: melhoramento da legibilidade de um programa;
| |
− | * Escrita e compilação de programas.
| |
− | ===Exemplos===
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− | | |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 02|Exemplo simples]]: ''"Hello world"''.
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− | == Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo ==
| |
− | Material correspondente à Aula 03.
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− | | |
− | ===Operadores e Expressões===
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− | * Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java
| |
− | * Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk)
| |
− | * Método <code>equals</code>
| |
− | * ''[[Conversão de Tipos|Casts]]''
| |
− | * Restrições à s operações sobre booleanos
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− | | |
− | === Exemplos ===
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− | | |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 03|Exemplos de aplicações simples]]: atribuição; comparador; conversão para <code>Strings</code>.
| |
− | | |
− | ===Controlo de Fluxo===
| |
− | | |
− | * [[Palavras chave da linguagem Java#if|if]]-[[Palavras chave da linguagem Java#else|else]]
| |
− | * [[Palavras chave da linguagem Java#while|while]], [[Palavras chave da linguagem Java#for|for]], [[Palavras chave da linguagem Java#do|do]]-[[Palavras chave da linguagem Java#while|while]]
| |
− | * [[Palavras chave da linguagem Java#break|break]], [[Palavras chave da linguagem Java#continue|continue]], [[Palavras chave da linguagem Java#return|return]]
| |
− | * [[Palavras chave da linguagem Java#switch|switch]]-[[Palavras chave da linguagem Java#case|case]]-[[Palavras chave da linguagem Java#default|default]]
| |
− | * [[Comparação de Linguagens de Programação|Comparação com outras linguagens semelhantes]]
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− | * Exemplos simples
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− | | |
− | == Construção de Objectos ==
| |
− | Material correspondente à Aula 04.
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− | | |
− | ===Construção e iniciação de objectos===
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− | * Construção e iniciação de objectos em Java;
| |
− | * Ordem de iniciação de atributos de classes (<code>static</code>) e de objectos.
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− | | |
− | ===A Referência <code>this</code>===
| |
− | * Uso como auto-referência
| |
− | * Sintaxe especial para chamada a múltiplos construtores
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− | ===Overloading===
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− | | |
− | * ''[[Overloading]]'' de métodos.
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− | | |
− | ===Exemplos===
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− | | |
− | [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 04|Exemplos de aplicação]].
| |
− | Discussão de aspectos problemáticos e [[Comparação de Linguagens de Programação|comparação com outras linguagens]] (PHP e C/C++).
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− | ===Destruição de objectos===
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− | Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java ([[Comparação de Linguagens de Programação|comparação com outras linguagens]]). Este tópico foi discutido na Aula 06.
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− | | |
− | == Organização de Código e ''Packages'' ==
| |
− | Material correspondente à s Aulas 05 e 06.
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− | | |
− | ===Organização de código===
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− | | |
− | * Revisão do conceito de tipo de dados abstracto;
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− | * Organização de código: interface/implementação; separação;
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− | ===O caso Java===
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− | * ''Packages'' e bibliotecas;
| |
− | * Localização de classes: <code>CLASSPATH</code>.
| |
− | * Controlo de acesso: <code>public</code>, <code>protected</code>, <code>private</code>, ''"package"''.
| |
− | * [[Comparação de Linguagens de Programação|Comparação com outras linguagens]].
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− | | |
− | ===Exemplos===
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− | | |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 05|Exemplos de código]]
| |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 06|Exemplo completo]]
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− | | |
− | == Herança e Composição ==
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− | Material correspondente à s Aulas 07 e 08.
| |
− | | |
− | ===Herança e composição===
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− | | |
− | * Diferenças
| |
− | * Quando usar cada uma das técnicas
| |
− | * Discussão de aspectos relacionados com estes conceitos
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− | ===Exemplos===
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− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 07|Classe Gato como subclasse de MamÃfero]]
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− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 07|Composição de um Gato a partir de "peças básicas"]]
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− | ===Mecanismos do Java===
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− | * Chamadas a construtores
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− | * Ordem de iniciação
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− | * Controlo de utilização de atributos e métodos
| |
− | * A palavra chave [[Palavras chave da linguagem Java#final|final]]
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− | * Uso de [[Palavras chave da linguagem Java#private|private]], [[Palavras chave da linguagem Java#protected|protected]] e [[Palavras chave da linguagem Java#public|public]]: discussão de aspectos relativos ao uso destas palavras chave
| |
− | * Funcionamento das [[As referências this e super (Java)|referências this e super]]
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− | ===Exemplos===
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− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 08|Apresentação e discussão de exemplo completo]]: classes <code>Evento</code>, <code>RefeiçãoComSopa</code>, <code>Almoço</code>, <code>Jantar</code>, <code>Sopa</code> e <code>Bolo</code>.
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− | * Referências [[Palavras chave da linguagem Java#this|this]] e [[Palavras chave da linguagem Java#super|super]]: exemplo prático no contexto da aplicação <code>Evento</code>.
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− | == Polimorfismo ==
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− | Material correspondente à Aula 09.
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− | ===Tipos===
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− | * Polimorfismo e tipos primitivos
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− | * Polimorfismo e tipos compostos (classes).
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− | * Herança e polimorfismo: ''upcasting'' e ''downcasting''.
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− | ===Organização de Código===
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− | * Definição de métodos: ''overloading'' vs. ''overriding''
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− | * Selecção do método a invocar: ''early binding'' e ''late binding''
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− | ===Exemplos===
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− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 09#Hierarquia de Classes|Exemplo simples]]: <code>Animal</code>, <code>MamÃfero</code>, <code>Gato</code>
| |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 09#Vector|Exemplo com vector]].
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− | == Polimorfismo e Classes Abstractas ==
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− | Material correspondente à Aula 10.
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− | ===Classes Abstractas===
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− | * Noção de classe abstracta
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− | * Separação de interface e implementação
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− | * Propriedades
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− | * Polimorfismo e classes abstractas
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− | * Discussão de aspectos problemáticos
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− | ===Exemplos===
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− | | |
− | * Editor gráfico sem classes abstractas
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− | * Editor gráfico com classes abstractas
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− | == Interfaces ==
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− | Material correspondente à Aula 11.
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− | | |
− | ===Interfaces===
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− | | |
− | * Revisão dos conceitos subjacentes à s classes abstractas e suas propriedades
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− | * PrincÃpios e propriedades
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− | ===Interfaces em Java===
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− | * [[Classes Abstractas e Interfaces (Java)|Comparação entre classes abstractas e interfaces]]
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− | ===Exemplos===
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− | | |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 11|Exemplos simples]] em Java e C++ (classes virtuais puras)
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− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 11#Chihuahua|Exemplo completo em Java]]: <code>Cão</code>, <code>Vigilante</code>, <code>CãoDeGuarda</code>, <code>CãoPastor</code>, <code>Chihuahua</code>, <code>Robot</code>, <code>XP</code>, <code>XP2003</code>
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− | ==Classes Internas==
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− | Material correspondente à s Aulas 12 e 13.
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− | Classes internas em Java.
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− | ===PrincÃpios Básicos===
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− | * Classes internas e os vários aspectos de definição: classes internas simples; implementação de interfaces
| |
− | * Ligação implÃcita entre objectos de classes internas e a instância da classe externa
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− | * Partilha de acesso entre classe externa e interna
| |
− | * Herança e classes internas e externas
| |
− | | |
− | ===Organização de código===
| |
− | * Sintaxe
| |
− | * Organização de interfaces e classes e acesso ao código
| |
− | * Classes internas locais (métodos e blocos)
| |
− | * Classes anónimas
| |
− | | |
− | ===Exemplos===
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− | | |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 12|Exemplos de classes internas e externas]]: <code>Gato</code> e <code>Estômago</code>
| |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 13|Exemplos de herança com classes internas e externas]]: <code>Carro</code> e <code>Motor</code>
| |
− | | |
− | == Enumerações ==
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− | | |
− | Material correspondente à Aula 14.
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− | ===Tipos Enumerados===
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− | | |
− | * [[Tipos enumerados em Java]]
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− | ** Enumerados como classes de domÃnio finito
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− | ** Propriedades dos enumerados
| |
− | ** Constraste com a definição de enumerações noutras linguagens (C, C++)
| |
− | | |
− | ===Exemplos===
| |
− | | |
− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 14|Exemplos]]: estações do ano, planetas
| |
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− | == Excepções ==
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− | | |
− | Material correspondente à Aula 15.
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− | | |
− | ===Introdução à s Excepções===
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− | | |
− | * Introdução à s excepções
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− | * Uso do mecanismo de excepções no controlo da execução de programas
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− | ===Excepções em Java===
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− | | |
− | * Mecanismo de excepções em Java
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− | * Excepções e erros
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− | * Classes de suporte à s excepções: <code>Throwable</code>, <code>Exception</code>, <code>Error</code>
| |
− | * Tipos de excepções: ''checked exceptions'' (verificadas em tempo de compilação) e excepções durante a execução (<code>RuntimeException</code>).
| |
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− | ===Exemplos===
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− | * [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 15|Exemplos simples de utilização de excepções]].
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− | | |
− | [[category:OOP]] | |
− | [[category:Aulas]] | |
As páginas das pautas contêm, além dos resultados de avaliação, também os critérios de avaliação e aprovação.