(Created page with "== Tópicos == == Problema == == Resolução == category:Compiladores category:Ensino") |
|||
(One intermediate revision by the same user not shown) | |||
Line 1: | Line 1: | ||
== Tópicos == | == Tópicos == | ||
+ | Revisões de conceitos básicos de programação com objectos no contexto da linguagem C++. | ||
− | + | Definição de classes: herança, namespaces, constructores, destructores. | |
− | == | + | Modos de criação de objectos: na pilha, no heap (new/delete). Utilização de variáveis que denotam objectos, referências para objectos, ponteiros para objectos. Constraste entre referências C++ e referências Java e ponteiros C++ (as referências Java correspondem a ponteiros em C++). |
+ | |||
+ | Definição de operadores: cuidados a ter (não definir operadores com semânticas diferentes das "habituais", por forma a evitar obscurecer o significado do programa). Operadores de entrada (>>) e saída (<<) e streams (I/O, file streams e string streams). | ||
+ | |||
+ | Conceitos básicos de STL e outros elementos do namespace std: classes mais frequentes (vector, list, map, multimap, etc.). Iteradores e algoritmos. | ||
+ | |||
+ | == Exercícios == | ||
+ | |||
+ | * [[Arabian Nights in C++]] | ||
+ | * [[Brinquedos em C++]] | ||
[[category:Compiladores]] | [[category:Compiladores]] | ||
[[category:Ensino]] | [[category:Ensino]] |
Revisões de conceitos básicos de programação com objectos no contexto da linguagem C++.
Definição de classes: herança, namespaces, constructores, destructores.
Modos de criação de objectos: na pilha, no heap (new/delete). Utilização de variáveis que denotam objectos, referências para objectos, ponteiros para objectos. Constraste entre referências C++ e referências Java e ponteiros C++ (as referências Java correspondem a ponteiros em C++).
Definição de operadores: cuidados a ter (não definir operadores com semânticas diferentes das "habituais", por forma a evitar obscurecer o significado do programa). Operadores de entrada (>>) e saída (<<) e streams (I/O, file streams e string streams).
Conceitos básicos de STL e outros elementos do namespace std: classes mais frequentes (vector, list, map, multimap, etc.). Iteradores e algoritmos.