Comando (padrão de desenho): Difference between revisions
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O padrão comando permite encapsular um comando ou pedido num objecto. Assim, os clientes podem ser parametrizados com comandos variados e os comandos podem ser manipulados para atingir vários fins: é possível atrasar a sua execução, colocá-los em filas de espera e registar a sua execução. É ainda possível suportar a execução da inversão das acções das operações relativas a um comando (''undo''). | O padrão comando permite encapsular um comando ou pedido num objecto. Assim, os clientes podem ser parametrizados com comandos variados e os comandos podem ser manipulados para atingir vários fins: é possível atrasar a sua execução, colocá-los em filas de espera e registar a sua execução. É ainda possível suportar a execução da inversão das acções das operações relativas a um comando (''undo''). | ||
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Cada subclasse de '''Command''' deve providenciar o tipo do "receiver", assim como a instância (a superclasse -- '''Command''' -- apenas suporta um receptor de comandos, mas é possível definir outros que sejam necessários nas subclasses). | Cada subclasse de '''Command''' deve providenciar o tipo do "receiver", assim como a instância (a superclasse -- '''Command''' -- apenas suporta um receptor de comandos, mas é possível definir outros que sejam necessários nas subclasses). | ||
Exemplo de subclasse de '''Command''' (neste caso, apresenta-se, apenas a título de exemplo, uma operação fictícia sobre o tipo '''Cat''', suposto definido): | Exemplo de subclasse de '''Command''' (neste caso, apresenta-se, apenas a título de exemplo, uma operação fictícia sobre o tipo '''Cat''', suposto definido): | ||
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Exemplo de definição de subclasse de '''Command''', fazendo uso da funcionalidade de validação dinâmica dos comandos (os comandos por omissão são sempre válidos -- ver código). Neste exemplo, assume-se que o método '''isReady''' está definido na classe '''Cat'''. O menu não apresentará o comando e não permitirá a sua invocação. No entanto, o método '''execute''' não é afectado (esta opção destina-se a simplificar as decisões, mas pode ter consequências imprevisíveis se um comando inválido for executado sem o teste ser efectuado). | Exemplo de definição de subclasse de '''Command''', fazendo uso da funcionalidade de validação dinâmica dos comandos (os comandos por omissão são sempre válidos -- ver código). Neste exemplo, assume-se que o método '''isReady''' está definido na classe '''Cat'''. O menu não apresentará o comando e não permitirá a sua invocação. No entanto, o método '''execute''' não é afectado (esta opção destina-se a simplificar as decisões, mas pode ter consequências imprevisíveis se um comando inválido for executado sem o teste ser efectuado). | ||
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public class | public class DoChaseLaserDot extends Command<Cat> { | ||
public | public DoChaseLaserDot(Cat receiver) { | ||
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A definição do método '''isValid''' é inteiramente dependente do domínio. Por omissão, o predicado é sempre verdadeiro. | A definição do método '''isValid''' é inteiramente dependente do domínio. Por omissão, o predicado é sempre verdadeiro. | ||
Latest revision as of 16:09, 25 October 2021
O padrão comando permite encapsular um comando ou pedido num objecto. Assim, os clientes podem ser parametrizados com comandos variados e os comandos podem ser manipulados para atingir vários fins: é possível atrasar a sua execução, colocá-los em filas de espera e registar a sua execução. É ainda possível suportar a execução da inversão das acções das operações relativas a um comando (undo).
Estrutura
Diagrama de classes
O padrão comando tem a seguinte estrutura de classes:
Diagrama de sequência
As colaborações entre os intervenientes são as que figuram no seguinte diagrama de sequência:
Exemplo
Considerando o código na biblioteca po-uuilib (ver link abaixo), podem ser definidos comando como os seguintes.
Cada subclasse de Command deve providenciar o tipo do "receiver", assim como a instância (a superclasse -- Command -- apenas suporta um receptor de comandos, mas é possível definir outros que sejam necessários nas subclasses).
Exemplo de subclasse de Command (neste caso, apresenta-se, apenas a título de exemplo, uma operação fictícia sobre o tipo Cat, suposto definido):
public class DoChaseLaserDot extends Command<Cat> {
public DoChaseLaserDot(Cat receiver) {
super(Label.CHASE_LASER_DOT, receiver);
}
public final void execute() {
// DO SOMETHING
}
}
Exemplo de definição de subclasse de Command, fazendo uso da funcionalidade de validação dinâmica dos comandos (os comandos por omissão são sempre válidos -- ver código). Neste exemplo, assume-se que o método isReady está definido na classe Cat. O menu não apresentará o comando e não permitirá a sua invocação. No entanto, o método execute não é afectado (esta opção destina-se a simplificar as decisões, mas pode ter consequências imprevisíveis se um comando inválido for executado sem o teste ser efectuado).
public class DoChaseLaserDot extends Command<Cat> {
public DoChaseLaserDot(Cat receiver) {
super(Label.CHASE_LASER_DOT, receiver, receiver -> receiver.isReady());
}
public final void execute() {
// DO SOMETHING
}
}
A definição do método isValid é inteiramente dependente do domínio. Por omissão, o predicado é sempre verdadeiro.