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Um Gato tem como características o nome, a idade e o peso. | Um Gato tem como características o nome, a idade e o peso. | ||
− | Implemente o método de comparação (equals), por forma a considerar que dois gatos são iguais se as suas características forem iguais. | + | Implemente o método de comparação ('''equals'''), por forma a considerar que dois gatos são iguais se as suas características forem iguais. |
− | Implemente o método de apresentação (toString), por forma a produzir uma cadeia de caracteres onde seja apresentado o nome, a idade e o peso do gato. | + | Implemente o método de apresentação ('''toString'''), por forma a produzir uma cadeia de caracteres onde seja apresentado o nome, a idade e o peso do gato. |
Implemente métodos de acesso às variáveis internas do gato. | Implemente métodos de acesso às variáveis internas do gato. | ||
− | Implemente um programa ( | + | Implemente um programa ('''main''') que ilustre a utilização dos métodos anteriores. |
− | == Solução == | + | == Solução: diagrama de classes UML == |
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+ | Embora, neste caso, apenas interesse a definição de '''main''', é necessária a definição da class '''Application''', pois em Java não é possível definir funções fora de classes. | ||
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+ | public class Application { | ||
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+ | Cat cat = new Cat("Tareco", 12, 3.141); | ||
+ | System.out.println(cat.equals(new Cat("Tareco", 12, 3.141))); // prints "true" | ||
+ | System.out.println(cat.equals(new Cat("Pantufa", 1, 2.718))); // prints "false" | ||
+ | System.out.println(cat); | ||
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+ | }} | ||
[[category:Ensino]] | [[category:Ensino]] | ||
[[category:PO]] | [[category:PO]] | ||
+ | [[category:PO Exemplos]] |
Modele e implemente uma classe que represente uma versão muito simples do conceito Gato.
Um Gato tem como características o nome, a idade e o peso.
Implemente o método de comparação (equals), por forma a considerar que dois gatos são iguais se as suas características forem iguais.
Implemente o método de apresentação (toString), por forma a produzir uma cadeia de caracteres onde seja apresentado o nome, a idade e o peso do gato.
Implemente métodos de acesso às variáveis internas do gato.
Implemente um programa (main) que ilustre a utilização dos métodos anteriores.
Ficheiro Cat.java |
---|
public class Cat {
/** The cat's name. */
private String name;
/** The cat's age. */
private int age;
/** The cat's weight. */
private double weight;
/**
* Fully specify the cat's initial state.
*
* @param name
* @param age
* @param weight
*/
public Cat(String name, int age, double weight) {
this.name = name;
this.age = age;
this.weight = weight;
}
/**
* @return the name
*/
public String getName() {
return this.name;
}
/**
* @param name the name to set
*/
public void setName(String name) {
this.name = name;
}
/**
* @return the age
*/
public int getAge() {
return this.age;
}
/**
* @param age the age to set
*/
public void setAge(int age) {
this.age = age;
}
/**
* @return the weight
*/
public double getWeight() {
return this.weight;
}
/**
* @param weight the weight to set
*/
public void setWeight(double weight) {
this.weight = weight;
}
/** @see java.lang.Object#equals(java.lang.Object) */
@Override
public boolean equals(Object o) {
if (o instanceof Cat) {
Cat cat = (Cat) o;
return this.name.equals(cat.name) && this.age == cat.age && this.weight == cat.weight;
}
return false;
}
/** @see java.lang.Object#toString() */
@Override
public String toString() {
return this.name + " (cat) (" + this.age + ":" + this.weight + ")";
}
}
|
Embora, neste caso, apenas interesse a definição de main, é necessária a definição da class Application, pois em Java não é possível definir funções fora de classes.
Ficheiro Application.java |
---|
public class Application {
public static void main(String[] args) {
Cat cat = new Cat("Tareco", 12, 3.141);
System.out.println(cat.equals(new Cat("Tareco", 12, 3.141))); // prints "true"
System.out.println(cat.equals(new Cat("Pantufa", 1, 2.718))); // prints "false"
System.out.println(cat);
}
}
|