Tópicos sobre Programação com Objectos: Difference between revisions
From Wiki**3
New page: __NOTOC__ {{NAVPO}} <!-- {{TOCright}} --> <!-- __NOEDITSECTION__ --> Uma breve nota: os tópicos seguintes seguem de perto a exposição/discussão das aulas teóricas, mas não são um su... |
No edit summary |
||
| (3 intermediate revisions by the same user not shown) | |||
| Line 3: | Line 3: | ||
<!-- {{TOCright}} --> | <!-- {{TOCright}} --> | ||
<!-- __NOEDITSECTION__ --> | <!-- __NOEDITSECTION__ --> | ||
Uma breve nota: os tópicos seguintes seguem de perto a exposição/discussão das aulas teóricas, mas não são um substituto | Uma breve nota: os tópicos seguintes seguem de perto a exposição/discussão das aulas teóricas, mas não são um substituto para meios de estudo mais completos e profundos. Nomeadamente, não são um substituto para a bibliografia recomendada. | ||
Chama-se ainda a atenção para o facto de se ilustrarem conceitos em linguagens de programação que não Java (a linguagem utilizada para os exercícios práticos e para o projecto). No entanto, embora a maioria das outras linguagens não sejam avaliáveis no contexto da disciplina, os conceitos que ilustram são-no. | |||
Quaisquer dúvidas suscitadas pelo material, assim como quaisquer sugestões, devem ser enviadas para [mailto:david.matos@tecnico.ulisboa.pt david.matos@tecnico.ulisboa.pt] | |||
== Introdução e Conceitos Fundamentais == | |||
* [[Introdução aos Objectos]] | * [[Introdução aos Objectos]] | ||
* [[Construção, Iniciação e Destruição de Objectos]] | * [[Construção, Iniciação e Destruição de Objectos]] | ||
| Line 10: | Line 15: | ||
* [[Polimorfismo, Interfaces, Classes Abstractas]] | * [[Polimorfismo, Interfaces, Classes Abstractas]] | ||
* [[Organização de Código]] | * [[Organização de Código]] | ||
== Tópicos Específicos de Java == | |||
* [[Classes Internas (Java)]] | * [[Classes Internas (Java)]] | ||
* [[Enumerações (Java)]] | * [[Enumerações (Java)]] | ||
* [[Excepções (Java)]] | * [[Excepções (Java)]] | ||
* [[Colecções de Objectos]] | * [[Colecções de Objectos]] | ||
* [[Entradas e Saídas em Java]] | * [[Entradas e Saídas em Java]] | ||
* [[Informação de Tipos em Tempo de Execução (Java)]] | |||
== Tópicos de Modelação == | |||
* [[Introdução à Modelação com UML]] | |||
== Tópicos de Padrões de Desenho == | |||
* [[Introdução aos Padrões de Desenho]] | * [[Introdução aos Padrões de Desenho]] | ||
* [[Composite (padrão de desenho)]] | * [[Composite (padrão de desenho)]] | ||
| Line 29: | Line 44: | ||
* [[Adapter Pattern (padrão de desenho)]] | * [[Adapter Pattern (padrão de desenho)]] | ||
* [[Façade Pattern (padrão de desenho)]] | * [[Façade Pattern (padrão de desenho)]] | ||
[[category:PO]] | [[category:PO]] | ||
[[category:Ensino]] | [[category:Ensino]] | ||
[[en:Object-Oriented Programming]] | [[en:Object-Oriented Programming]] | ||
Latest revision as of 11:00, 15 January 2019
Uma breve nota: os tópicos seguintes seguem de perto a exposição/discussão das aulas teóricas, mas não são um substituto para meios de estudo mais completos e profundos. Nomeadamente, não são um substituto para a bibliografia recomendada.
Chama-se ainda a atenção para o facto de se ilustrarem conceitos em linguagens de programação que não Java (a linguagem utilizada para os exercícios práticos e para o projecto). No entanto, embora a maioria das outras linguagens não sejam avaliáveis no contexto da disciplina, os conceitos que ilustram são-no.
Quaisquer dúvidas suscitadas pelo material, assim como quaisquer sugestões, devem ser enviadas para david.matos@tecnico.ulisboa.pt
Introdução e Conceitos Fundamentais
- Introdução aos Objectos
- Construção, Iniciação e Destruição de Objectos
- Herança e Composição
- Polimorfismo, Interfaces, Classes Abstractas
- Organização de Código
Tópicos Específicos de Java
- Classes Internas (Java)
- Enumerações (Java)
- Excepções (Java)
- Colecções de Objectos
- Entradas e Saídas em Java
- Informação de Tipos em Tempo de Execução (Java)
Tópicos de Modelação
Tópicos de Padrões de Desenho
- Introdução aos Padrões de Desenho
- Composite (padrão de desenho)
- Comando (padrão de desenho)
- State Pattern (padrão de desenho)
- "Simple" Factory (padrão de desenho)
- Template Method Pattern (padrão de desenho)
- Strategy Pattern (padrão de desenho)
- Abstract Factory Pattern (padrão de desenho)
- Observer (padrão de desenho)
- Decorator Pattern (padrão de desenho)
- Visitor (padrão de desenho)
- Adapter Pattern (padrão de desenho)
- Façade Pattern (padrão de desenho)