Difference between revisions of "Programação com Objectos"

From Wiki**3

(Aulas 05 e 06: Organização de Código e ''Packages'')
Line 22: Line 22:
  
 
Organização de código em ''packages''. [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 06|Exemplo completo]]. Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java ([[Comparação de Linguagens de Programação|comparação com outras linguagens]]).
 
Organização de código em ''packages''. [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 06|Exemplo completo]]. Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java ([[Comparação de Linguagens de Programação|comparação com outras linguagens]]).
 +
 +
== Aulas 07 e 08: Herança e Composição ==
 +
 +
[[Herança e composição]]: diferenças. Quando usar cada uma. Discussão de aspectos relacionados com a modelação utilizando estes conceitos. Exemplos simples: [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 07|classe Gato como subclasse de Mamífero]]; composição de um Gato a partir de "peças básicas".
 +
 +
Mecanismos para controlo de utilização de atributos e métodos. A palavra chave [[final (Java)|final]] (Java). Uso de private, protected e public (Java). Discussão de aspectos relativos ao uso destas palavras chave. [[PO 2005/06: Exemplos da Aula 08|Apresentação e discussão de exemplo completo]]: classes Evento, RefeiçãoComSopa, Almoço, Jantar, Sopa e Bolo. Discussão sobre o funcionamento das [[As referências this e super (Java)|referências this e super]]. Exemplo prático no contexto da aplicação Evento.

Revision as of 20:20, 27 September 2005

Aula 01: Apresentação da Disciplina

Apresentação da disciplina: objectivos gerais; objectivos operacionais; programa; avaliação.

Informação adicional pode ser obtida na página oficial (Fénix).

Aula 02: Introdução

Introdução aos objectos e à programação em Java. O que é um objecto; aspectos da captura de características. Tipos primitivos, objectos e referências em Java; contraste com C/C++; organização da memória. Definição de classes simples: conceitos de variável e método. O uso da palavra reservada static. Convenções de escrita de programas em Java. Escrita e compilação de programas; exemplo simples: "Hello world".

Aula 03: Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo

Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo. Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java. Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk). Método equals. Casts. Restrições às operações sobre booleanos. Exemplos de aplicações simples: atribuição; comparador; conversão para Strings.

Aula 04: Construção de Objectos

Construção e iniciação de objectos em Java. Múltiplos construtores e chamadas a construtores. Ordem de iniciação de atributos de classes (static) e de objectos. Overloading de métodos. A referência this. Exemplos de aplicação. Discussão de aspectos problemáticos e comparação com outras linguagens (PHP e C/C++).

Aulas 05 e 06: Organização de Código e Packages

Revisão do conceito de tipo de dados abstracto. Organização de código: interface/implementação; separação. Packages. Bibliotecas. Localização de classes: CLASSPATH. Controlo de acesso: public, protected, private, "package". Exemplos de código. Comparação com outras linguagens.

Organização de código em packages. Exemplo completo. Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java (comparação com outras linguagens).

Aulas 07 e 08: Herança e Composição

Herança e composição: diferenças. Quando usar cada uma. Discussão de aspectos relacionados com a modelação utilizando estes conceitos. Exemplos simples: classe Gato como subclasse de Mamífero; composição de um Gato a partir de "peças básicas".

Mecanismos para controlo de utilização de atributos e métodos. A palavra chave final (Java). Uso de private, protected e public (Java). Discussão de aspectos relativos ao uso destas palavras chave. Apresentação e discussão de exemplo completo: classes Evento, RefeiçãoComSopa, Almoço, Jantar, Sopa e Bolo. Discussão sobre o funcionamento das referências this e super. Exemplo prático no contexto da aplicação Evento.