(Created page with "Este exercício saiu no teste de 2012/01/30. == Problema == Considere o seguinte programa em Java: <java5> public class Chicken { private Stomach _stomach = new Hungry(); p...") |
(→Problema) |
||
(2 intermediate revisions by the same user not shown) | |||
Line 3: | Line 3: | ||
== Problema == | == Problema == | ||
− | Considere o seguinte programa em Java: < | + | Considere o seguinte programa em Java: <source lang="java"> |
public class Chicken { | public class Chicken { | ||
private Stomach _stomach = new Hungry(); | private Stomach _stomach = new Hungry(); | ||
Line 39: | Line 39: | ||
} | } | ||
} | } | ||
− | </ | + | </source> |
− | + | # Que resultado se obtém quando se executa o seguinte programa? (represente mudanças de linha com '''\n''') | |
+ | # Que padrão de desenho é usado no programa? | ||
+ | |||
+ | == Solução == | ||
+ | |||
+ | O resultado obtido é o seguinte (trivial): | ||
Hmmm...\nI'm hungry!!\nEating...\nHmmm...\nI'm sleepy!!\nZzZz...\nHmmm...\nI'm hungry!!\nI'm too hungry to sleep!! | Hmmm...\nI'm hungry!!\nEating...\nHmmm...\nI'm sleepy!!\nZzZz...\nHmmm...\nI'm hungry!!\nI'm too hungry to sleep!! | ||
− | '' | + | O pradrão usado é o ''Strategy'' (corresponde à delegação de comportamento no conceito '''Stomach'''). |
− | |||
− | |||
[[category:Ensino]] | [[category:Ensino]] | ||
[[category:PO]] | [[category:PO]] | ||
[[category:PO Exemplos]] | [[category:PO Exemplos]] | ||
− | [[category: | + | [[category:Java]] |
Este exercício saiu no teste de 2012/01/30.
public class Chicken {
private Stomach _stomach = new Hungry();
public void eat() { _stomach.eat(); }
public void sleep() { _stomach.sleep(); }
public void setMood(Stomach stomach) { _stomach = stomach; }
}
public abstract class Stomach {
protected Stomach() { System.out.println("Hmmm..."); }
public void eat() { System.out.println("..."); }
public void sleep() { System.out.println("..."); }
}
public class Hungry extends Stomach {
public Hungry() { System.out.println("I'm hungry!!"); }
public void eat() { System.out.println("Eating..."); }
public void sleep() { System.out.println("I'm too hungry to sleep!!"); }
}
public class Sated extends Stomach {
public Sated() { System.out.println("I'm sleepy!!"); }
public void eat() { System.out.println("I'm not hungry..."); }
public void sleep() { System.out.println("ZzZz..."); }
}
public class Farm {
public static void main(String args[]) {
Chicken chicken = new Chicken();
chicken.eat();
chicken.setMood(new Sated());
chicken.sleep();
chicken.setMood(new Hungry());
chicken.sleep();
}
}
O resultado obtido é o seguinte (trivial):
Hmmm...\nI'm hungry!!\nEating...\nHmmm...\nI'm sleepy!!\nZzZz...\nHmmm...\nI'm hungry!!\nI'm too hungry to sleep!!
O pradrão usado é o Strategy (corresponde à delegação de comportamento no conceito Stomach).