Difference between revisions of "Programação com Objectos/Aula Prática 13"

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Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno).
 
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Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno).
 
Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno).
  
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public abstract class Ghost {
 
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   public Ghost() { System.out.println(getClass().getName()); }
 
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Revision as of 20:47, 8 November 2018

Tópicos

  • Diagramas de sequência UML
  • Exercício C++ (semana 13) -- entregar na recepção do INESC ID, ao cuidado de David Matos, até 2018/12/21 12:00 (ou em qualquer aula prática da última semana)

Exercício 1

Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno).

import java.util.ArrayList;
abstract class Printable {
   public abstract String show();
   public void add(Printable p) { throw new UnsupportedOperationException(); }
}
class Paragraph extends Printable {
   public String show() { return "[paragraph]"; }
}
class Image extends Printable {
   public String show() { return "[image]"; }
}
class Album extends Printable {
   public ArrayList<Printable> _printables = new ArrayList<Printable>();
   public void add(Printable p) { _printables.add(p); }
   public String show() {
    String s = "[";
     for (Printable p: _printables) s += p.show();
      s += "]";
      return s;
    }
}
class Page extends Album {}
class Book extends Album {}
public class App {
   public static void main(String args[]) {
    Page page1 = new Page();
    page1.add(new Paragraph());
    page1.add(new Image());
    Page page2 = new Page();
    page2.add(new Paragraph());
    page2.add(new Image());
    Book book = new Book();
    book.add(page1);
    book.add(page2);
    System.out.println(book.show());
  }
}
  • resolução (parcial) - procurar resolver antes de consultar

Exercício 2

Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno).

public abstract class Ghost {
   public Ghost() { System.out.println(getClass().getName()); }
   public abstract void tick(Shell shell);
   public void tock(Shell shell) {}
}
public class A extends Ghost {
   public void tick(Shell shell) { shell.use( new C()); }
}
public class B extends Ghost {
   public void tick(Shell shell) { shell.use( new A()); }
   public void tock(Shell shell) { shell.use( new A()); }
}
public class C extends Ghost {
   public void tick(Shell shell) { shell.use( new B()); }
   public void tock(Shell shell) { shell.use( new A()); }
}
public class Shell {
   Ghost _ghost = new A();
   public void tick() { _ghost.tick( this); }
   public void tock() { _ghost.tock( this); }
   public void use(Ghost ghost) { _ghost = ghost; }
}
public class GhostInTheShell {
   public static void main(String args[]) {
     Shell shell = new Shell();
     shell.tick();
     shell.tick();
     shell.tock();
     shell.tick();
   }
}
  • resolução (parcial) - procurar resolver antes de consultar