Variações sobre o processo de inserção de elementos em BSTs.
Função de inserção recursiva numa BST.
link insertR(link h, Item item) { Key v = key(item), t = key(h->item); if (h == z) return NEW(item, z, z, 1); if less(v, t) h->l = insertR(h->l, item); else h->r = insertR(h->r, item); h->N++; return h; }
Implementação da função STinsert
do ADT tabela de sÃmbolos.
void STinsert(Item item) { head = insertR(head, item); }
Implementação directa, não recursiva, da função STinsert
(ADT).
void STinsert(Item item) { Key v = key(item); link p = head, x = p; if (head == z) { head = NEW(item, z, z, 1); return; } while (x != z) { p = x; x->N++; x = less(v, key(x->item)) ? x->l : x->r; } x = NEW(item, z, z, 1); if (less(v, key(p->item))) p->l = x; else p->r = x; }
link insertT(link h, Item item) { Key v = key(item); if (h == z) return NEW(item, z, z, 1); if (less(v, key(h->item))) { h->l = insertT(h->l, item); h = rotR(h); } else { h->r = insertT(h->r, item); h = rotL(h); } return h; }
Implementação da função STinsert
do ADT tabela de sÃmbolos.
void STinsert(Item item) { return head = insertT(head, item); }