A linguagem Java apresenta um conjunto de estruturas de armazenamento e gestão de dados designada por Java Collections Framework. Estes conceitos são apresentados, assim como as opções que presidiram ao seu desenho na página correspondente do manual Java: https://docs.oracle.com/en/java/javase/23/core/java-collections-framework.html
Note-se que nem todos os tipos são igualmente importantes. Apresentam-se abaixo alguns dos mais salientes.
Colecções em Java: vectores primitivos e a hierarquia de colecções. Uso de tipos paramétricos (generics). Apresentação de interfaces de topo: Collection, Set, List. Exemplo com LinkedList. Iteradores. Exemplo de utilização de iteradores. A interface Iterable e o uso de foreach: iteração implícita. Apresentação e discussão de exemplos.
Classes utilitárias Collections e Arrays e o uso de algoritmos abstractos. Interfaces Comparable e Comparator. Discussão das diferenças. A interface Map.
Estruturas de armazenamento:
Estruturas de apoio:
Utilitários:
No primeiro caso, são as instâncias da própria classe as responsáveis por saber comparar-se com outras (e, como só pode haver um método com uma determinada interface, isso significa que o uso da interface Comparable apenas permite um método de comparação). As classes que implementam Comparator, pelo contrário, permitem a definição de um número arbitrário de estratégias de comparação de instâncias das classes que comparam (um método de comparação por classe).
A vantagem do uso da primeira está no menor número de classes. No entanto, a segunda, sem aumentar a complexidade de forma significativa (as classes de comparação são muito simples), contribui para a flexibilidade da aplicação nos aspectos relativos à comparação de objectos.
Ver também:
Este exemplo explica e implementa classes que fazem uso das interfaces de iteração Java. Os iteradores são tipicamente implementados como classes internas.
Ver também:
Este exemplo apresenta a utilização de um ArrayList.