Introdução

O Spotify é um serviço de streaming de áudio e tem, neste momento, uma popularidade global. Com uma plataforma de milhões de utilizadores, milhões de horas de episódios de podcasts e de mais de 70 milhões de músicas, é uma das plataformas de streaming com mais sucesso mundialmente, com aproximadamente 356 milhões de utilizadores, 158 milhões dos quais são utilizadores com uma subscrição premium paga. Com este trabalho, procuramos saber como é que este projecto começou, como se desenvolveu e com que tecnologias, e também que futuro terá no paradigma de evolução destes serviços.
O Spotify veio revolucionar a maneira como a música era distribuída aos utilizadores, e à medida que começaram a aparecer novas tecnologias, como a forma como são transmitidos os dados, codificação das músicas, etc, o Spotify foi-se adaptando e hoje em dia é considerado dos melhores e maiores serviços de streaming de música.




Funcionalidades

  • Ouvir Offline

    Os utilizadores normais conseguem fazer download de podcasts, enquanto que os utilizadores Premium conseguem fazer download de tudo.

  • Videos

    Existem vídeos de músicas, documentários e séries exclusivas, tudo dentro do Spotify.

  • Listas de reprodução feitas para si

    Através de Inteligência Artificial (AI), o Spotify consegue criar listas de músicas recomendadas para cada utilizador.

  • Qualidade do Som

    Boa qualidade de som para utilizadores normais. Para utilizadores Premium têm direito ao dobro da qualidade de som.

  • Controlo por voz

    Podes controlar o teu Spotify, com a tua voz! Para utilizadores móveis, e detentores do "Car Thing", para uso no carro.

  • Group Sessions

    Nova funcionalidade. Podes criar um grupo com os teus amigos e ouvir as mesmas músicas, ao mesmo tempo.

Tecnologia

Arquitetura

O Spotify usa arquitetura cliente-servidor para clientes móveis, e uma rede peer-to-peer (P2P) para os restantes clientes. Desta forma, os utilizadores fazem download do conteúdo e partilham uns com os outros.

Protocolos de Transmissão

Como o Spotify usa uma rede P2P, o protocolo TCP é o adequado pois é fiável, a congestão do tráfego é controlada e não perde pacotes, portanto, no caso de um par precisar de reenviar dados de uma música, vão ser enviados os dados corretos e ordenados.

Codificação do Áudio

É usado AAC no Spotify grátis, atingindo qualidade de 160kbps, no entanto no Spotify Premium é usado AAC e Ogg Vorbis, atingindo qualidade de 320 kbps.

Metadados

Metadados são dados sobre dados. São incluem o nome do artista, título da música, data de lançamento, género, duração, etc. E mais importante, tem os créditos da música! É graças aos metadados que os artistas são pagos, de uma maneira automática.

Imagens e Vídeos

Imagens são usadas em:
 - Fotografias de artistas e perfil de utilizador;
 - Capas de álbuns e singles;
 - Publicidade;
 - Listas de reprodução.
Vídeos existem no Spotify como:
 - Video-Podcasts;
 - Histórias;
 - Video clips das músicas;
 - Documentários;
 - Video Séries;
 - Publicidade.

Modelo de Negócio

  • Serviço Freemium

    O Spotify é um serviço com planos de subscrição gratuitos e premium, pelo que se trata de um serviço conhecido como "Freemium".

  • Planos de Subscrição

    O Spotify oferece diferentes tipos de planos de subscrição premium na sua plataforma:
     - Individual
     - Duo
     - Family
     - Student

  • Fontes de Rendimento

    O rendimento do Spotify é proveniente principalmente dos planos de subscrição premium e dos espaços publicitários que vende a outras empresas. O dinheiro gerado a partir daqui é suficiente para transformar o Spotify numa das maiores e mais ricas empresas do mundo, atualmente.

  • Royalties

    Os artistas que têm as suas músicas no Spotify querem ser recompensados pelo seu trabalho, naturalmente. Para isso, o Spotify paga diferentes tipos de royalties aos detentores dos direitos:
     - "Mechanical Royalties" - Este tipo de royalties são pagas pelo direito da reprodução de uma composição. São pagas no streaming sempre que um utilizador escolha ouvir essa faixa.
     - “Public Performance Royalties” - Estas royalties são pagas ao compositor / artista e aos editores pelos direitos de reprodução da música em público. Como os direitos das músicas não pertencem ao utilizador, qualquer reprodução de uma faixa é considerada uma performance pública, pelo que é sempre paga a cada reprodução;.
     - “Payout to Recording Owners” - Esta é a parte das royalties mais substancial, que é paga aos donos dos direitos de autor do lado mais de gravação, sendo eles tipicamente as editoras ou as distribuidoras. A maior parte do que o Spotify e qualquer outro serviço paga aos seus artistas provém destes royalties.

Competição

Em Junho de 2016, o Spotify foi considerado a maior plataforma de streaming do mundo com mais de 100 milhões de utilizadores mensais ativos, e tinha um valor de 13 mil milhões de dólares, sendo que ambos estes números têm crescido de forma exponencial até perto dos 400 milhões de hoje em dia e dos 67 mil milhões de dólares.
Este ponto também contribuiu para ser considerada como uma das empresas com maior crescimento sem precedentes na área da tecnologia.
Os seus concorrentes mais próximos são o Tidal, Apple Music, Amazon Music, e Youtube Music.







Impacto Social

Apesar de todos os impactos tecnológicos que uma empresa como o Spotify traz, é inegável que pelo menos igual parte se reflete socialmente na forma como hoje em dia se consome música.

Hoje em dia é possível ouvir-se a música que se quer ouvir à distância de dois ou três cliques num telemóvel, o que fez a sociedade perder estes rituais mas, por outro lado, democratizou muito mais uma indústria que era conhecida por apenas dar voz aos nomes que as grandes editoras queriam promover.

Qualquer artista hoje pode ambicionar ganhar visibilidade através de plataformas como o Spotify. Já não é um impedimento e isso é visto por muita gente como uma vitória a favor da democratização da indústria musical e, consequentemente, de todos os artistas que procuram criar uma plataforma onde podem partilhar as suas músicas com o resto do mundo.

Evolução no Futuro

Uma funcionalidade que o Spotify está a perseguir ativamente é inserir mais conteúdo em vídeo na sua plataforma, de forma a adicionar novas e mais entusiasmantes funcionalidades à sua plataforma e, com isso, atrair mais utilizadores.

Para além disso, procuram também adicionar uma inovação de som, que está a começar a tornar-se famosa, é o som espacial.

Sobre nós




Pedro Reis nasceu em Viseu e tem 24 anos.
Atualmente, está a finalizar o mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo Instituto Superior Técnico, na área de especialização de Segurança na Internet, e a escrever a dissertação sobre JavaShell.
Ele, neste momento, trabalha numa empresa em Lisboa, como Administrador de Sistemas.






Luís Barreira é natural de Pragal, Almada e tem 24 anos.
Está a finalizar o mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática no Instituto Superior Técnico, especializando-se na área de Segurança na Internet. Vai iniciar a dissertação no primeiro semestre do ano letivo 2020/2021.
Ele é estudante e músico, tendo já tocado ao vivo a solo e com banda.