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Spotify
Artigo 4
Comunicação Multimédia
Instituto Superior Técnico
Os utilizadores normais conseguem fazer download de podcasts, enquanto que os utilizadores Premium conseguem fazer download de tudo.
Existem vídeos de músicas, documentários e séries exclusivas, tudo dentro do Spotify.
Através de Inteligência Artificial (AI), o Spotify consegue criar listas de músicas recomendadas para cada utilizador.
Boa qualidade de som para utilizadores normais. Para utilizadores Premium têm direito ao dobro da qualidade de som.
Podes controlar o teu Spotify, com a tua voz! Para utilizadores móveis, e detentores do "Car Thing", para uso no carro.
Nova funcionalidade. Podes criar um grupo com os teus amigos e ouvir as mesmas músicas, ao mesmo tempo.
O Spotify usa arquitetura cliente-servidor para clientes móveis, e uma rede peer-to-peer (P2P) para os restantes clientes. Desta forma, os utilizadores fazem download do conteúdo e partilham uns com os outros.
Como o Spotify usa uma rede P2P, o protocolo TCP é o adequado pois é fiável, a congestão do tráfego é controlada e não perde pacotes, portanto, no caso de um par precisar de reenviar dados de uma música, vão ser enviados os dados corretos e ordenados.
É usado AAC no Spotify grátis, atingindo qualidade de 160kbps, no entanto no Spotify Premium é usado AAC e Ogg Vorbis, atingindo qualidade de 320 kbps.
Metadados são dados sobre dados. São incluem o nome do artista, título da música, data de lançamento, género, duração, etc. E mais importante, tem os créditos da música! É graças aos metadados que os artistas são pagos, de uma maneira automática.
Imagens são usadas em:
- Fotografias de artistas e perfil de utilizador;
- Capas de álbuns e singles;
- Publicidade;
- Listas de reprodução.
Vídeos existem no Spotify como:
- Video-Podcasts;
- Histórias;
- Video clips das músicas;
- Documentários;
- Video Séries;
- Publicidade.
O Spotify é um serviço com planos de subscrição gratuitos e premium, pelo que se trata de um serviço conhecido como "Freemium".
O Spotify oferece diferentes tipos de planos de subscrição premium na sua
plataforma:
- Individual
- Duo
- Family
- Student
O rendimento do Spotify é proveniente principalmente dos planos de subscrição premium e dos espaços publicitários que vende a outras empresas. O dinheiro gerado a partir daqui é suficiente para transformar o Spotify numa das maiores e mais ricas empresas do mundo, atualmente.
Os artistas que têm as suas músicas no Spotify querem ser recompensados pelo seu
trabalho, naturalmente. Para isso, o Spotify paga diferentes tipos de royalties
aos detentores dos direitos:
- "Mechanical Royalties" - Este tipo de royalties são
pagas pelo direito da reprodução de uma
composição. São pagas no streaming sempre que
um utilizador escolha ouvir essa faixa.
- “Public Performance Royalties” - Estas royalties
são pagas ao compositor / artista e aos editores
pelos direitos de reprodução da música em público.
Como os direitos das músicas não pertencem ao
utilizador, qualquer reprodução de uma faixa é
considerada uma performance pública, pelo que é
sempre paga a cada reprodução;.
- “Payout to Recording Owners” - Esta é a parte das
royalties mais substancial, que é paga aos donos
dos direitos de autor do lado mais de gravação,
sendo eles tipicamente as editoras ou as
distribuidoras. A maior parte do que o Spotify e
qualquer outro serviço paga aos seus artistas
provém destes royalties.
Em Junho de 2016, o Spotify foi considerado a maior
plataforma de streaming do mundo com mais de 100 milhões de utilizadores
mensais ativos, e tinha um valor de 13 mil milhões
de dólares, sendo que ambos estes números têm crescido de forma exponencial até perto dos
400 milhões de hoje em dia e dos 67 mil milhões de dólares.
Este ponto também contribuiu para ser considerada como uma das empresas com
maior crescimento sem precedentes na área da tecnologia.
Os seus concorrentes mais próximos são o Tidal, Apple Music,
Amazon Music, e Youtube Music.
Apesar de todos os impactos tecnológicos que uma empresa
como o Spotify traz, é inegável que pelo menos igual parte
se reflete socialmente na forma como hoje em dia se
consome música.
Hoje em dia é possível ouvir-se a música que se quer ouvir à
distância de dois ou três cliques num telemóvel, o que fez a
sociedade perder estes rituais mas, por outro lado,
democratizou muito mais uma indústria que era conhecida
por apenas dar voz aos nomes que as grandes editoras
queriam promover.
Qualquer artista hoje pode ambicionar
ganhar visibilidade através de plataformas como o Spotify.
Já não é um impedimento e isso é visto por muita gente
como uma vitória a favor da democratização da indústria
musical e, consequentemente, de todos os artistas que
procuram criar uma plataforma onde podem partilhar as
suas músicas com o resto do mundo.
Uma funcionalidade que o Spotify está a perseguir ativamente é inserir mais
conteúdo em vídeo na sua plataforma, de forma a adicionar novas e mais entusiasmantes
funcionalidades à sua plataforma e, com isso, atrair mais utilizadores.
Para além disso, procuram também adicionar uma inovação de som, que está a começar a
tornar-se famosa, é o som espacial.
Pedro Reis nasceu em Viseu e tem 24 anos.
Atualmente, está a finalizar o mestrado em Engenharia de Telecomunicações
e Informática pelo Instituto Superior Técnico, na área de especialização
de Segurança na Internet, e a escrever a dissertação sobre JavaShell.
Ele, neste momento, trabalha numa empresa em Lisboa, como Administrador de Sistemas.
Luís Barreira é natural de Pragal, Almada e tem 24 anos.
Está a finalizar o mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática
no Instituto Superior Técnico, especializando-se na área de Segurança na Internet.
Vai iniciar a dissertação no primeiro semestre do ano letivo 2020/2021.
Ele é estudante e músico, tendo já tocado ao vivo a solo e com banda.