ADIRS PANEL e FLT CTL

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Air Data Inertial Reference System (ADIRS):

O painel Air Data Inertial Reference System (ADIRS) ou, em português, Sistema de Referência Inercial de Dados do Ar (ADIRS) calcula a posição, velocidade, altitude, atitude e dados do ar da aeronave para os visores, sistema de orientação de gestão de voo, controlos de voo e de motor e outros sistemas.

Existem três unidades de referência inercial/dados do ar (ADIRUs, Air Data Inertial Reference System Unit) instaladas na aeronave. Cada ADIRU combina um sistema de referência de dados do ar (ADR) com um sistema inercial de referência a laser (IR) numa única unidade. Os sistemas ADR e IR em cada ADIRU operam independentemente, o que significa que a falha de um sistema não causará a falha do outro.

O ADR fornece altitude barométrica, velocidade do ar, ângulo de ataque, temperatura e avisos de sobrevelocidade. Se o ADR 1 ou 2 falhar, o ADR 3 pode ser selecionado manualmente.

O IR fornece atitude, vetor de trajetória de voo, rumo, trajeto, aceleração (speed trend), VSI (Vertical Speed Indicator), velocidade do solo e posição do avião. O IR fornece uma entrada de posição inercial para os FMGCs (Flight Management Guidance Envelope Computer, responsável pela gestão das operações de voo) para cálculos de navegação. Se o IR 1 ou 2 falhar, o IR 3 pode ser selecionado manualmente.

ADIRU 1 e 2 fornecem energia aos seus próprios sistemas. ADIRU 3 é um sobressalente em funcionamento.

Operação normal:

O seletor de modo IR deve ser girado para NAV na ordem de 1, 2 e depois 3.

O indicador ON BATT iluminar-se-á como um auto-teste no início do alinhamento por alguns segundos. Se um ou mais dos ADIRUs estiverem a funcionar com energia da bateria, ON BATT será exibido constantemente.

IR 1, 2 e 3, assim como ADR 1, 2 e 3 podem ser desligados usando o botão de pressão correspondente.

Se ocorrer uma falha em qualquer um dos IRs ou ADRs, uma luz de FAULT (avaria) será exibida no seu botão correspondente.

Operação anormal:

O seletor de modo IR pode ser girado para ATT. No entanto, isso só fornece dados de atitude e rumo quando inserido pela tripulação de voo. Os dados de navegação não estão disponíveis.

Os dados de rumo devem ser inseridos usando o MCDU ( Multipurpose Control & Display Unit). No entanto, deve ser atualizado frequentemente, aproximadamente a cada 10 minutos.

Se o seletor de modo IR for definido de NAV para ATT, ou NAV para OFF durante o voo, o modo NAV ficará indisponível pelo resto do voo.


Flight Control Panels (FLT CTL):

Logo em baixo do painel ADIRS encontra-se um painel FLT CTL.

Neste painel, do lado esquerdo, temos um botão ELAC 1, um botão SEC 1 e um botão FAC 1.

O botão com a designação ELAC (Elevator Aileron Computer, ou em português, Computador de Elevador e Aileron) controla os ailerons e os elevadores. Normalmente, o ELAC 1 comanda a operação dos ailerons e o ELAC 2 comanda a operação dos elevadores e do estabilizador horizontal. O ELAC 1 e 2 realizam o seguinte:

  • Pitch e roll normais, função de alívio de carga (LAF) normal.

  • Pitch alternativo, LAF alternativo.

  • Pitch e roll diretos.

  • Aileron droop.

  • Atitude anormal.

  • Aquisição de ordens de piloto automático.

SEC (Computador de Spoiler e Elevador) Os Computadores de Spoiler e Elevador 1, 2 e 3 comandam a operação dos spoilers. Os SECs controlam o seguinte:

  • Roll normal controlando os spoilers.
  • Freios de velocidade e spoilers de solo.
  • Pitch alternativo (apenas SEC 1 e SEC 2).
  • Pitch direto (apenas SEC 1 e SEC 2).
  • LAF alternativo.
  • Atitude anormal.
  • Roll direto.

FAC (Computador de Aumento de Voo) Os Computadores de Aumento de Voo têm três funções principais:

  • Trim de leme (Rudder).
  • Limites de deslocamento do leme (Rudder).
  • Entradas de amortecimento de Yaw.
  • Yaw alternativo.
  • Cálculos de envelope de voo e velocidade.
  • Detecção de cisalhamento de vento.

Utilização

LIGADO:

Quando o interruptor associado ao computador de controlo de voo está LIGADO, ativa o computador e as luzes são apagadas. Esta é a posição normal.

DESLIGADO:

Quando selecionado para DESLIGADO, a luz DESLIGADO ilumina-se a branco e desativa o computador associado.

REINICIAR:

É possível reiniciar um computador desligando-o e ligando-o novamente.

AVARIA:

A luz de AVARIA associada ilumina-se com cor âmbar:

  • Quando uma falha é detectada.
  • Durante o teste de inicialização do computador (duração de 8 segundos). Este teste ocorre para cada computador de controlo de voo após a aplicação de energia elétrica ou após uma interrupção elétrica.

A luz de AVARIA apaga-se quando a posição DESLIGADO é selecionada ou após a conclusão do teste de inicialização satisfatório.

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