FIRE PANEL

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Painel responsável pelo controlo dos motores 1 e 2 e do APU.

O sistema de deteção de fogo e fumo do A320 consiste em:

  • Deteção de fogo e sobreaquecimento para ambos os motores e APU.
  • Deteção de fumo, que está instalada no compartimento de carga, nas casas de banho e no compartimento aviónico.
  • extinção de incêndios para os motores, o APU e o compartimento de carga.

ENG 1 + 2 FIRE

A posição padrão deste botão é empurrada para dentro e protegida.

Para libertá-lo, a tripulação pressiona-o para dentro e ele salta para fora. Isso envia um sinal para o motor respetivo:

  • Parar o aviso sonoro de fogo.
  • Armar os squibs do extintor de incêndio.
  • Fechar a válvula de baixa pressão de combustível, a válvula de corte hidráulico de incêndio, a válvula de sangramento do motor, a válvula de controlo de fluxo do pack.
  • Desativar a fonte de alimentação do FADEC (Full Authority Digital Engine Control).
  • Desativar o IDG.

A luz vermelha do botão acende, independentemente da posição do botão de pressão, assim que o aviso de fogo para o motor correspondente é ativado.

ENG 1 + 2 AGENT 1 + 2

“SQUIB”:

  • Este botão ativa e acende-se a branco após a tripulação ter pressionado o botão de ENG FIRE. Pressioná-lo descarrega a respetiva garrafa de incêndio.

“DISCH”:

  • Acende-se com cor âmbar quando a garrafa de extintor de incêndio foi usada e perdeu pressão.

ENG 1 + 2 TEST

Usado para testar o funcionamento do sistema de deteção e extinção de incêndios.

Quando pressionado, há um som de aviso contínuo e repetitivo, as luzes de MASTER WARN piscam e o aviso de ENG FIRE aparece no ECAM (Electronic Centralized Aircraft Monitor).

No FIRE Panel, o botão de ENG FIRE acende-se a vermelho, e as luzes dos SQUIB acendem-se a branco se os suprimentos de descarga estiverem disponíveis. As luzes de DISCH acendem-se a âmbar.

No painel do ENG (motor), no pedestal, as luzes de FOGO acendem-se a vermelho.

APU FIRE

A posição padrão deste botão é empurrada para dentro e protegida.

Para libertá-lo, a tripulação pressiona-o para dentro e ele salta para fora. Isso envia um sinal para o APU:

  • Desligar o APU.
  • Parar o aviso sonoro de fogo.
  • Armar os squibs do extintor de incêndio.
  • Fechar a válvula de baixa pressão de combustível e desligar a bomba de combustível do APU.
  • Fechar a válvula de sangramento do APU e a válvula de sangramento cruzado.
  • Desligar o gerador do APU.

A luz vermelha do botão acende, independentemente da posição do botão de pressão, assim que o aviso de fogo para o motor correspondente é ativado.

APU AGENT

“SQUIB”:

Este botão ativa e acende-se a branco após a tripulação ter pressionado o botão de FIRE do APU. Pressioná-lo descarrega a respetiva garrafa de incêndio.

“DISCH”:

Acende-se a âmbar quando a garrafa de extintor de incêndio foi usada e perdeu pressão.

APU TEST

Usado para testar o funcionamento do sistema de deteção e extinção de incêndios.

Quando pressionado, há um som de aviso contínuo e repetitivo, as luzes de MASTER WARN piscam e o aviso de APU FIRE aparece no ECAM.

No painel de APU FIRE, o botão de APU FIRE acende-se a vermelho, e as luzes dos SQUIB acendem-se a branco se os suprimentos de descarga estiverem disponíveis. As luzes de DISCH acendem-se com cor âmbar.

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