ANTI ICE

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Painel responsável pelo controlo anti-gelo.

O sistema de proteção contra gelo permite a operação irrestrita da aeronave em condições de gelo.

Para o anti-gelo, utiliza-se ar quente ou aquecimento elétrico para proteger áreas críticas da aeronave.

Ar quente é utilizado nos três slats da borda de ataque externa de cada asa e nas entradas de ar do motor.

O aquecimento elétrico é usado nas janelas do compartimento de voo, nos sensores, sondas pitot e portas estáticas e no mastro de drenagem de águas residuais.

WING Anti-Ice

ON:

Luz azul e MEMO do ECAM (Electronic centralised aircraft monitor) “WING A. ICE”. Se o fornecimento de ar pneumático estiver disponível, as válvulas de anti-gelo da asa abrem. Se a aeronave se econtrar no solo, esta função apenas serve como uma sequência de teste de 30 segundos.

OFF:

Sem luz. As válvulas de anti-gelo fecham.

FAULT:

Luz âmbar e aviso do ECAM se a válvula de anti-gelo não estiver na posição requerida, ou se for detectada baixa pressão.

ENG 1 + 2

ON:

Luz azul e MEMO do ECAM “ENG A. ICE”. A válvula de anti-gelo do motor abre se o bleed air (ar comprimido dentro do motor) estiver disponível. Quando a válvula é aberta e o botão de anti-gelo do motor está selecionado em ON, a ignição contínua é selecionada. Isso faz com que o memorando IGNITION apareça no ECAM.

OFF:

Sem luz. A válvula de anti-gelo do motor fecha.

FAULT:

Luz âmbar e mensagem de aviso do ECAM, se a posição da válvula de anti-gelo não corresponder à seleção do botão ENG 1 (2).

PROBE/WINDOW HEAT

AUTO:

As sondas/janelas são aquecidas automaticamente em voo ou no solo (exceto as sondas TAT (Total Air Temperature)) quando pelo menos um motor está a funcionar.

ON:

Luz azul. Sondas e janelas são aquecidas permanentemente.

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