Painel responsável pelo controlo anti-gelo.
O sistema de proteção contra gelo permite a operação irrestrita da aeronave em condições de gelo.
Para o anti-gelo, utiliza-se ar quente ou aquecimento elétrico para proteger áreas críticas da aeronave.
Ar quente é utilizado nos três slats da borda de ataque externa de cada asa e nas entradas de ar do motor.
O aquecimento elétrico é usado nas janelas do compartimento de voo, nos sensores, sondas pitot e portas estáticas e no mastro de drenagem de águas residuais.
WING Anti-Ice
ON:
Luz azul e MEMO do ECAM (Electronic centralised aircraft monitor) “WING A. ICE”. Se o fornecimento de ar pneumático estiver disponível, as válvulas de anti-gelo da asa abrem. Se a aeronave se econtrar no solo, esta função apenas serve como uma sequência de teste de 30 segundos.
OFF:
Sem luz. As válvulas de anti-gelo fecham.
FAULT:
Luz âmbar e aviso do ECAM se a válvula de anti-gelo não estiver na posição requerida, ou se for detectada baixa pressão.
ENG 1 + 2
ON:
Luz azul e MEMO do ECAM “ENG A. ICE”. A válvula de anti-gelo do motor abre se o bleed air (ar comprimido dentro do motor) estiver disponível. Quando a válvula é aberta e o botão de anti-gelo do motor está selecionado em ON, a ignição contínua é selecionada. Isso faz com que o memorando IGNITION apareça no ECAM.
OFF:
Sem luz. A válvula de anti-gelo do motor fecha.
FAULT:
Luz âmbar e mensagem de aviso do ECAM, se a posição da válvula de anti-gelo não corresponder à seleção do botão ENG 1 (2).
PROBE/WINDOW HEAT
AUTO:
As sondas/janelas são aquecidas automaticamente em voo ou no solo (exceto as sondas TAT (Total Air Temperature)) quando pelo menos um motor está a funcionar.
ON:
Luz azul. Sondas e janelas são aquecidas permanentemente.