Auxiliary Power Unit
A Auxiliary Power Unit, ou Unidade Auxiliar de Potência (APU) é um pequeno motor a jato na parte traseira do A320 que fornece à aeronave energia pneumática através de bleed air (ar comprimido) e energia elétrica.
MASTER SW
Controla a operação da APU e a sequência de arranque e desligamento.
ON:
Luz azul ON.
- O sistema APU é alimentado (realiza um teste de inicialização após ser ligado).
- A air intake da APU abre.
- A válvula de combustível abre.
- A APU utiliza combustível apenas do tanque da asa esquerda.
- Se ambas as bombas de combustível principais no tanque da asa esquerda estiverem desligadas, a Bomba de Combustível da APU será ativada automaticamente.
- O ECAM mostra a página da APU.
OFF:
- Sequência de shutdown manual.
- A luz ON e a luz AVAIL no botão de START apagam-se.
- A APU continua em funcionamento durante um período de arrefecimento de 60 segundos, se a aeronave estiver a usar bleed air da APU.
- A air intake fecha a N = 7 %. (N, velocidade rotação APU)
FAULT Lt:
Luz âmbar e mensagem de aviso do ECAM, se ocorrer um shutdown automático da APU. Possíveis causas:
- Air inlet flap (aba de entrada) de ar fechada
- Filtro de óleo entupido
- Perda de corrente DC (BAT OFF quando a aeronave está apenas com baterias)
- Falha ECB (Eletronic Control Box)
- Temperatura do EGT (Exhaust Gas Temperature) demasiado elevada
- Incêndio (apenas em solo)
- Temperatura do óleo alta
- Falha do IGV (Inlet Guide Vanes)
- Sobreaquecimento do IGV
- Perda de termopares do EGT
- Perda de proteção contra overspeed (sobrevelocidade)
- Pressão de óleo baixa
- Sem aceleração
- Sem chama
- Sem velocidade
- Shutdow do sistema de óleo
- Overcurrent (Sobre-corrente)
- Overspeed (Sobrevelocidade)
- Fluxo inverso
- Falha do sensor
- Arranque lento
- Underspeed (Subvelocidade)
START
ON:
Luz azul ON.
- O motor de arranque é energizado quando a flap (aba) está completamente aberta.
- A ignição é ativada 1,5 segundos após o motor de arranque ser energizado.
- Quando N = 55 %. O motor de arranque da APU é desenergizado. A ignição é desligada.
- 2 segundos após N atingir 95 %, ou quando N está acima de 99,5 %, a luz ON no botão START apaga-se. A APU agora pode fornecer bleed air (ar comprimido) e energia elétrica à aeronave.
- A página da APU desaparece do visor do ECAM após > 10 s.
AVAIL Lt:
- A luz verde acende quando N está acima de 99,5 % ou 2 segundos após N atingir 95 %.