APU

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Auxiliary Power Unit

A Auxiliary Power Unit, ou Unidade Auxiliar de Potência (APU) é um pequeno motor a jato na parte traseira do A320 que fornece à aeronave energia pneumática através de bleed air (ar comprimido) e energia elétrica.

MASTER SW

Controla a operação da APU e a sequência de arranque e desligamento.

ON:

Luz azul ON.

  • O sistema APU é alimentado (realiza um teste de inicialização após ser ligado).
  • A air intake da APU abre.
  • A válvula de combustível abre.
  • A APU utiliza combustível apenas do tanque da asa esquerda.
  • Se ambas as bombas de combustível principais no tanque da asa esquerda estiverem desligadas, a Bomba de Combustível da APU será ativada automaticamente.
  • O ECAM mostra a página da APU.

OFF:

  • Sequência de shutdown manual.
  • A luz ON e a luz AVAIL no botão de START apagam-se.
  • A APU continua em funcionamento durante um período de arrefecimento de 60 segundos, se a aeronave estiver a usar bleed air da APU.
  • A air intake fecha a N = 7 %. (N, velocidade rotação APU)

FAULT Lt:

Luz âmbar e mensagem de aviso do ECAM, se ocorrer um shutdown automático da APU. Possíveis causas:

  • Air inlet flap (aba de entrada) de ar fechada
  • Filtro de óleo entupido
  • Perda de corrente DC (BAT OFF quando a aeronave está apenas com baterias)
  • Falha ECB (Eletronic Control Box)
  • Temperatura do EGT (Exhaust Gas Temperature) demasiado elevada
  • Incêndio (apenas em solo)
  • Temperatura do óleo alta
  • Falha do IGV (Inlet Guide Vanes)
  • Sobreaquecimento do IGV
  • Perda de termopares do EGT
  • Perda de proteção contra overspeed (sobrevelocidade)
  • Pressão de óleo baixa
  • Sem aceleração
  • Sem chama
  • Sem velocidade
  • Shutdow do sistema de óleo
  • Overcurrent (Sobre-corrente)
  • Overspeed (Sobrevelocidade)
  • Fluxo inverso
  • Falha do sensor
  • Arranque lento
  • Underspeed (Subvelocidade)

START

ON:

Luz azul ON.

  • O motor de arranque é energizado quando a flap (aba) está completamente aberta.
  • A ignição é ativada 1,5 segundos após o motor de arranque ser energizado.
  • Quando N = 55 %. O motor de arranque da APU é desenergizado. A ignição é desligada.
  • 2 segundos após N atingir 95 %, ou quando N está acima de 99,5 %, a luz ON no botão START apaga-se. A APU agora pode fornecer bleed air (ar comprimido) e energia elétrica à aeronave.
  • A página da APU desaparece do visor do ECAM após > 10 s.

AVAIL Lt:

  • A luz verde acende quando N está acima de 99,5 % ou 2 segundos após N atingir 95 %.
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