PROGRAMAÇÃO COM OBJECTOS 2010/2011

Uma Introdução ao Java (JDK 1.6)

 

É a biblioteca de classes constituindo o toolkit de desenvolvimento da plataforma 2 Java na sua versão 1.6. É correntemente disponibilizada pela Sun Microsystems para as plataformas Windows,  Solaris-SPARC, Solaris-Intel, e Linux.

Pode obter o jdk no site da Sun em http://java.sun.com/j2se/1.6/download.jsp. Siga as informações sobre como obter o arquivo correspondente à sua plataforma. Poderá descarregar o ficheiro por http ou ftp anónimo.

Em ambiente Windows, corra o executável acompanhando a instalação e instale para uma directoria à sua escolha. Escolha as opções que pretende instalar. Para esta cadeira, apenas as program files são indispensáveis. Seguidamente, altere o ficheiro autoexec.bat para facilitar as suas interacções em linha de comando, adicionando-lhe a seguinte linha (assume-se a instalação em c:\jdk1.6):

set PATH="c:\jdk1.6\bin";%PATH%

Instruções mais detalhadas sobre o procedimento de instalação nesta e noutras plataformas podem ser encontradas em http://developer.java.sun.com/developer/ onlineTraining/new2java/programming/learn/.

Para conferir que o jdk ficou bem instalado crie o tradicional HelloWorld como se descreve a seguir.

Edite o seguinte código no ficheiro HelloWorld.java num editor da sua preferência. Repare que o nome da classe e o nome do ficheiro são idênticos. Atenção: a linguagem Java é case-sensitive.

public class HelloWorld {
 
   public static void main(String[] args) {
      System.out.println("Hello World!");
   }
 
}

Compile o programa para bytecode introduzindo na linha de comando:

javac HelloWorld.java

n.b. Assume-se que fez a alteração sugerida ao ficheiro autoexec.bat, reiniciou o computador para activar a configuração de forma permanente, e que os ficheiros executáveis da directoria bin do jdk como javac.exe se encontram no path.

Bytecode é um conjunto de instruções que a máquina virtual Java (JVM) sabe interpretar. Qualquer computador com uma JVM poderá interpretar esse formato independentemente da plataforma onde resida. Compilar o programa consiste em transformar o texto nesse conjunto de instruções. Como resultado da compilação, o ficheiro HelloWorld.class, guardando o bytecode da classe HelloWorld, é criado na mesma directoria.

Para correr o programa temos então de invocar a JVM e dar-lhe como parâmetro a nossa nova classe. Para que a JVM encontre a nossa classe, esta deverá encontrar-se no classpath, i.e. no caminho definido pela variável de ambiente CLASSPATH (que pode definir no ficheiro autoexec.bat à semelhança do path) ou no directório corrente. Outra alternativa consiste em utilizar a opção -classpath do comando java.exe. Mais informações sobre como definir o classpath e como utilizar as diversas opções das ferramentas constituindo o jdk podem ser obtidas em http://java.sun.com/j2se/1.6.0/docs/tooldocs/index.html.

Voltando o nosso comando:

 java HelloWorld

A JVM converte o bytecode em código dependente da máquina, executa-o e mostra o tão esperado:

 HelloWorld!

Se encontrar algum problema, confira que o código foi editado correctamente e que executou todos os passos enunciados atrás. Se mesmo assim o problema persistir, consulte a lista dos problemas mais comuns relacionados com o compilador em http://java.sun.com/docs/books/tutorial/getStarted/ problems/index.html.

O arquivo que descarregou vem repleto de exemplos. Ao instalar o arquivo, pode instalar as demo apesar de não serem indispensáveis à cadeira. Mas atenção: o mesmo arquivo não inclui a documentação da API. Esta pode ser descarregada de http://java.sun.com/j2se/1.6.0/download.html ou consultada online em http://java.sun.com/j2se/1.6.0/docs/.

A internet é uma fonte (quase) inesgotável de informação sobre Java. Seja selecto. Antes de tentar encontrar algum código que o auxilie na feitura do seu próximo leitor de MP3, concentre-se nas fundações da linguagem e solidifique-as. Ao longo das semanas, tente perceber como os conceitos de programação por objectos são suportados e integrados nesta linguagem. Asseguradas as bases, se quiser voar, uns bons locais de partida são, para citar apenas três: o site http://java.sun.com que oferece um conjunto de tutoriais, links para o mundo Java. É sempre um ponto central de referência; o site http://developers.java.sun.com/ onde poderá percorrer mais tutoriais; o site http://www.javaalmanac.com contém uma colecção de exemplos de utilização das bibliotecas do Java; e http://www.javaworld.com/, uma revista electrónica sobre Java relatando as novidades no mundo Java assim como providenciando... mais tutoriais!