Optimização e Qualidade
Objectivos
OBJECTIVOS GERAIS:
Na vertente Optimização –que é a da Investigação Operacional (IO)–, apresentam-se técnicas de optimização de operações do contexto das organizações, para os melhores resultados com o melhor aproveitamento dos recursos. Utiliza-se o computador e a Internet. Numa época de concorrência e escassez de matérias-primas, não devem os sistemas industriais (e outros) funcionar afastados do óptimo. A IO fornece técnicas para optimização e promove hábitos de análise provenientes da pesquisa do modelo do sistema.
Na vertente Qualidade, apresentam-se a estratégia, as tácticas e as ferramentas necessárias à implementação da metodologia “Seis Sigma”. Esta permite optimizar os processos produtivos através da redução da variabilidade atingindo-se a excelência. O conhecimento da metodologia será fornecido ao longo do estudo de casos com o objectivo de melhorar a qualidade dos produtos, os rendimentos e os custos.

OBJECTIVOS OPERACIONAIS
Os conhecimentos de IO e de Q aplicam-se à generalidade das actividades (industriais ou quaisquer outras) e são, certamente, uma ferramenta para gerir económica e eficientemente. Esta generalidade é uma vantagem para o estudante, que dificilmente prevê a área em que trabalhará.
Programa
Apresentam-se técnicas de optimização de operações, estas nomeadamente do contexto de organizações, para os melhores resultados com os recursos existentes. Utiliza-se o computador e a Internet.
Numa época de concorrência e escassez de matérias-primas, não devem os sistemas funcionar afastados do óptimo. A Investigação Operacional (IO) fornece técnicas para optimização e promove hábitos de análise provenientes da pesquisa do modelo do sistema, com vista à Q.
Detalhe da vertente OPTIMIZAÇÃO (IO):
IO1, PROGRAMAÇÃO LINEAR: modelo; algoritmo do simplex de Dantzig e versão matricial; dualidade; resolução computacional.
IO2, PROBLEMA DO TRANSPORTE: modelo; algoritmo do stepping-stone; resolução computacional. Problema da afectação.
IO3, SIMULAÇÃO: método de Monte Carlo (experimentação amostral sobre modelos); geração de «números aleatórios» uniformes e não-uniformes. Aplicações.
IO4, GESTÃO DE STOCKS: modelos; componentes dos modelos; procura uniforme; procura aleatória e nível óptimo de stock.
IO5, FENÓMENOS DE ESPERA: estrutura dos modelos de filas de espera. Chegadas poissonianas; serviço exponencial. Filas infinitas; filas finitas. Resolução computacional.
IO6, OPTIMIZAÇÃO EM REDES: programação dinâmica (PD). Tipologia dos problemas de PD; PD determinística; PERT ("program evaluation and review technique"); caminho crítico.
Detalhe da vertente QUALIDADE (Q):
Q1, Conceitos chave do Seis Sigma: fases DMAMC.
Q2, Revisão das ferramentas de cada fase:
D (definir), diagrama de Gantt, mapa e análise SIPOC, QFD
M (medir), métodos para medir os processos, custos da qualidade;
A (analisar), Pareto, gráficos de tendência, análise de causa-efeito, diagramas, etc.;
M (melhorar), diagramas de árvore para desenvolver soluções, AMFE, DOE;
C (controlar), quadro de gestão por processos.
Funcionamento
Carga horária: 2T+2L
Bibliografia
Casquilho, M., "Folhas" da cadeira, IST (“Course Notes”), 1995
Hillier, Lieberman, “Introduction to Operations Research”, McGraw-Hill, 6th. ed., 1995
Bronson, R., “Operations Research”, Schaum, McGraw-Hill (exercícios)
Para Q (for Q):
Harry, M. J., The Vision of Six Sigma – Case Studies and Applications, Sigma Publishing Company, Arizona USA, 2ª Ed, 1994.
--, The Vision of Six Sigma – Tools and Methods for Breakthrough, Sigma Publishing Company, Arizona USA, 4ª Ed, 1994.
--, The Vision of Six Sigma – A Roadmap for Breakthrough , Sigma Publishing Company, Arizona USA, 4ª Ed, 1994.
Pande, P. S., R. P. Neuman, R. R. Cavanagh, The Six Sigma Way, McGraw-Hill, USA, 2000.
-- The Six Sigma Way: Team Fieldbook, McGraw-Hill, USA, 2002.
Informações Adicionais
Número máximo de alunos: 25
Contactos
Prof. Miguel Casquilho
e-mail: mcasquilho@ist.utl.pt
ext. 1310


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