Curtas-metragens da Pixar: as minhas 5 preferidas

Toda a gente conhece a Pixar. Colaboradora da Pixar, produziu alguns dos melhores filmes de animação dos últimos 20 anos.

No entanto, na minha perspetiva, a beleza da Pixar está nas suas curtas-metragens incríveis não só em termos de animação e de detalhe, como nas mensagens poderosas que transmitem.

Nesta página, irei falar de algumas das minhas curtas-metragens favoritas da Pixar e das mensagens que retiro delas.

1 – Boundin’

boundin_poster

Boundin’ fala sobre uma ovelha algo presunçosa que adora dançar e exibir a sua bela lã aos outros animais. No entanto, a ovelha é entretanto tosquiada e os outros animais agora riem-se dela, fazendo com que ela fique envergonhada e se isole. Entretanto, surge um lebrílope que lhe explica que não importa o nosso aspeto mas sim o proveito e as coisas boas que podemos tirar das nossas circunstâncias. Neste caso a ovelha, agora mais leve, pode saltar a grandes alturas, algo que não podia fazer quando tinha bastante pelo. Assim a ovelha aprende a viver com o que tem: quando tem pelo dança, quando é tosquiada surge a oportunidade de saltar como nunca. A mensagem deste pequeno filme, é a de que devemos aprender a abraçar as nossas falhas e a tirar o melhor que elas nos podem trazer, sem medo dos julgamentos de outras pessoas.

2 – For the Birds

for-the-birds5

For the Birds fala do karma. Um grupo de pequenos pássaros tenta arranjar espaço pessoal num cabo e discute acesamente. Até que aparece um pássaro maior e diferente deles, tentando juntar-se a eles. Ora, os pequenos pássaros tentam fazer pouco deste novo vizinho. Quando este se tenta juntar a eles no cabo, o cabo começa a vergar o que irrita os pequenos pássaros. Ora, estes tentam picar o pássaro maior até que este caio do cabo. No entanto, quando isto acontece o cabo salta e os pássaros pequenos perdem as suas penas com o impulso. Completamente depenados, agora é o pássaro grande que faz pouco deles. Este pequeno filme reforça a velha premissa de “Hoje brincas amanhã és o brinquedo”. Não devemos menosprezar e ridicularizar alguém só por essa pessoa ser diferente ou estar numa situação diferente. Amanhã podemos ser nós a estar nessa posição e não vamos gostar que os outros se riam de nós.

3 – Party Cloudy

gus-peck-partly-cloudy

Esta curta-metragem gira à volta da história das “cegonhas que entregam bebés”. Aqui, são nuvens que criam os bebés que as cegonhas vão buscar para entregar. Todas as nuvens bebés humanos, cachorros, gatinhos, etc. com a exceção de uma nuvem cinzenta que cria bebés de animais mais perigosos ou agressivos. A cegonha que vai buscar bebés dessa nuvem vai ficando cada vez mais frustrada em ter de transportar crocodilos e porcos-espinhos, até que decide ir-se embora para outra nuvem. No entanto, quando vê o quão triste a nuvem fica, põe de lado os seus próprios sentimentos e aprende a trabalhar com a sua nuvem. É uma bonita história de amizade e de devermos aceitas as falhas uns de outros e aprender a trabalhar em equipa.

4 – Day & Night

day-night

As personagens Day e Night representam exatamente o dia e a noite. Day mostra um radiante dia de sol e Night um céu estrelado. Quando se conhecem estão inicialmente cautelosos um em relação ao outro. De seguida vêm sentimentos de inveja em relação ao que cada um deles tem: Day tem miúdas em biquini, mas Night mostra a noite alucinante de Las Vegas; Day tem borboletas, Night tem pirilampos, etc. Eventualmente, reconhecem que cada um tem o seu lado positivo e começam a gostar um do outro, sobretudo quando ouvem uma mensagem radiofónica sobre a aceitação da diferença e de aquilo que não conhecemos. No final Day vira Night e Night vira Day, um ciclo de dia completo. Passa a mensagem de que, apesar do desconhecido nos assustar, devemos sempre dar oportunidade a experiências e conhecimentos que os outros nos podem transmitir e abraçar essa diferença, reforçando a ideia de que por mais diferenças que tenhamos há sempre algo em comum.

5 – Piper

download

A curta-metragem centra-se num escolopacídeo recém-nascido que é levado pela mãe para a beira-mar para aprender a alimentar-se sozinho de bivalves. No entanto, o bebé é apanhado de surpresa por uma onda que o engole. Traumatizado, recusa-se a aproximar-se do mar novamente. Porém, a sua fome não lhe deixa outra alternativa. Encontra um caranguejo que também veio à superfície para se alimentar. Entretanto, vem uma nova onda. O escolopacídeo vê o caranguejo a enfiar-se na areia e, sem outra escolha, faz o mesmo. Quando fica submerso, o bebé abre os olhos e fica maravilhado com a quantidade de bivalves que vê. Vence assim o seu medo e ganha uma maneira mais fácil de arranjar alimento. Piper é uma bonita história que nos ensina que não devemos criar preconceitos em relação a contextos ou a ideias por uma má experiência; apesar de uma má experiência o que está por detrás disso pode ser um contexto novo que não estamos a aproveitar; além disso, ensina-nos que devemos enfrentar sempre os nossos medos.

Como vemos, a Pixar está cheia de brilhantes curtas-metragens. Termino esta página com os links para as curtas-metragens que escolhi.