Um dos meus hobbies desde criança são os puzzles. Para além da diversão e de ser uma forma de convívio com família e amigos, decifrar puzzles é também uma ótima maneira de nos abstrairmos e de relaxarmos a mente. Quando conseguimos montar as várias peças é uma sensação de satisfação tremenda, e uma fantástica maneira de melhorar um dia ou uma situação stressante (como as muitas que vamos tendo no nosso dia a dia).
De facto, os benefícios dos puzzles são tremendos, de facto.
Para crianças, são uma forma de entretenimento e também uma ferramenta educacional, uma vez que constituem uma maneira divertida de as ensinar que aprender não é aborrecido e ajuda-as a canalizar a energia de maneira construtiva.
Uma outra vantagem é o facto de serem uma maneira bastante económica de juntar família e amigos, com a adição dos benefícios que raz a tentativa de resolver esses quebra-cabeças em grupo.
Psicologicamente, os puzzles também trazem enormes benefícios, como já referi, sendo um escape à vida stressante que levamos. Sentarmo-nos a fazer um puzzle é uma maneira fácil de esquecer o mundo à nossa volta e nos abstrairmos no desafio que é trabalhar num puzzle. E relaxar é muito importante! Está cientificamente provado que o stress baixa o sistema imunitário, deixando-nos mais suscetíveis a doenças. Darmos oportunidades ao corpo e à mente para relaxar só nos ajuda a protegê-los e a reduzir o efeito das pressões à nossa volta.