Évariste Galois

Évariste Galois foi um matemático francês. O seu maior feito foi determinar a condição necessária e suficiente para que um polinómio pudesse ser resolvido por raízes e deste modo não só resolveu um antigo problema em aberto, como criou um domínio inteiramente novo da álgebra abstracta: a teoria dos grupos.

Foi um aluno prodígio  que rapidamente  superou o conhecimento do seu professor, o que só resultou em seu detrimento pois grande parte não era compreendido.

Era um apoiante republicano, o que também não jogou em seu favor pois foi sempre excluído da comunidade matemática, devido a isto passou a negligenciar suas pesquisas em favor da luta pela causa republicana. Morreu num duelo aos 20 anos.

Passou-se uma década antes que os trabalhos de Galois fossem reconhecidos. Uma cópia chegou às mãos de Joseph Liouville em 1846. Liouville reconheceu a centelha do gênio naqueles cálculos e passou meses tentando interpretar seu significado. Finalmente ele editou os artigos e os publicou no prestigioso Journal de Mathématiques Pures et Appliquées. A resposta dos outros matemáticos foi imediata e impressionante. Galois tinha de fato formulado uma completa explicação de como se poderia obter soluções para equações do quinto grau. Primeiro ele classificara todas as equações em dois tipos: que podiam ser solucionadas e as que não podiam. Então, para aquelas que eram solucionáveis, ele deduziu uma fórmula para encontrar as soluções das equações.