Ao longo da minha vida fui praticando vários desportos, mas nunca me mantive verdadeiramente focado num único desporto, isto porque à medida que praticava, apesar de gostar do que estava a fazer, começava-me a fartar um pouco e por isso decidida, constantemente, mudar para outro desporto pois o que interessava mesmo era que praticasse algum tipo de desporto e que gostasse do desporto que estava a praticar, isto porque não me queria tornar num daqueles miúdos que passava o dia fechado em casa em frente ao computador/televisão. Vou então contar um pouco da minha experiência passada pelos vários desportos que pratiquei.

transferir

Comecei por entrar na Escola de Natação de Santarém, por volta dos meus 5 anos, onde me mantive até por volta dos 8 anos. Este foi o meu primeiro contacto com o desporto e na altura ainda não era grande nadador, pelo que demorei algum tempo (anos) a aprender e a melhorar a minha técnica. Os treinos começaram a ser cada vez mais intensos e mais cansativos pois o objetivo da escola era, para além de ensinar a nadar, participar em competições de natação. Foi aí que, por volta dos meus 8 anos, me convidaram a participar nessas competições e foi aí que decidi me retirar da natação, isto porque não tinha intenção de participar em competições, talvez por ter um pouco de receio em relação à competitividade e à exigência destas provas.

 

525509_397897226888676_466940078_n

Depois de virar costas à natação, decidi virar-me para o futebol e entrei num clube de Santarém chamado Associação Académica de Santarém. Aqui, neste clube, fui muito feliz e guardo ainda alguns momentos muito especiais como a vitória, e consequente vitória do torneio, frente ao Benfica, a vitória de vários torneios e a vitória de um campeonato. Por volta dos 13 anos, quando “entrei” nos iniciados e quando se começou a jogar em campos de futebol de 11 jogadores, comecei a reparar que não tinha pedalada para aquilo e que exigia muito de mim e por isso decidi virar também costas ao futebol.

 

judo

Foi então que resolvi experimentar um desporto completamente diferente, e decidi inscrever-me numa escola de Judo, na Casa do Benfica, em Santarém. Aqui, nesta escola, aprendi não só técnicas de auto-defesa como também aprendi a ser humilde e a perder, pois no inicio da minha “carreira” como judoca, perdi alguns (muitos) combates, isto porque, sem querer arranjar desculpas, na altura eu era um pouco acima do peso considerado normal, pelo que nos torneios acabava por combater contra judocas um pouco mais velhos que eu (do mesmo peso). No entanto, estas derrotas fizeram com que me dedicasse cada vez mais a esta modalidade e fui-me tornando cada vez melhor, chegando mesmo a ganhar dois torneios na minha categoria. Algum tempo depois, comecei a fartar-me dos treinos e comecei a ficar sem vontade de ir aos treinos, talvez porque os treinos eram muito repetitivos e as técnicas que faltavam aprender já não eram muitas.

 

 

a522a6005d1cb428ea34ef1769cd7452_XL

Depois de sair do judo, fiquei uns anos sem praticar qualquer tipo de desporto e comecei, obviamente, a engordar. Decidi então entrar num pequeno ginásio situado na cave da sede dos “Caixeiros”, um clube centenário de Santarém. Pratiquei musculação durante 8 meses (tempo suficiente para se notar muitas mudanças no meu corpo) e fui “obrigado” a retirar-me devido a uma lesão no ombro, que, ao fim de algum tempo, me impossibilitava de realizar muitos exercícios e também porque tive de “abandonar” a minha cidade, para vir para Lisboa estudar. Gostei particularmente de praticar musculação pois aprendi muitas coisas sobre o meu corpo sobre o que podia fazer com ele e aprendi ainda algumas coisas relacionadas com a alimentação.

 

Nos próximos tempos, enquanto ainda me estou a habituar à universidade e a viver sozinho, não pretendo ocupar o meu tempo com nenhum desporto, no entanto, pretendo inscrever-me num ginásio assim que este periodo de adaptação terminar e quando tiver disponibilidade para isso.