OPTO – Uma experiência SIC
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Vídeo Apresentação



Introdução


Cada vez mais o entretenimento da população passa pelo consumo de conteúdos audiovisuais, nomeadamente filmes e séries. Em Portugal, a OPTO é a principal fornecedora nacional deste tipo de conteúdos. Atualmente, a OPTO disponibiliza mais de 4000 horas de conteúdos, em língua oficial portuguesa e produzidos em Portugal. Devido ao facto de oferecer este conteúdo e ser um serviço muito relevante e útil, face à pandemia que se vive atualmente, a OPTO torna-se um caso de estudo muito interessante no âmbito da cadeira de Comunicação e Multimédia.

Este artigo passará por descrever um pouco sobre a história da SIC e o que a motivou a desenvolver esta plataforma de streaming, apresentar as suas aplicações e a forma como o utilizador interage, como também, a sua arquitetura, a codificação de áudio e vídeo e os seus protocolos de transmissão. Será, igualmente, realizada uma análise aos conteúdos fornecidos pela OPTO, quer os de carácter original, quer os adquiridos a outras produtoras. Do ponto de vista económico, mencionar-se-á o seu modelo de negócio, a concorrência, os preços praticados e os pacotes e produtos oferecidos. Da ótica social, abordaremos os principais impactos que a OPTO provoca na sociedade em relação à pandemia em que vivemos.

História

Criação da SIC

Em 1992, o empresário português Francisco Pinto Balsemão fundou a SIC, cujas transmissões tiveram início a 6 de outubro do ano referido. Foi o primeiro canal de televisão privado a operar em Portugal, tornando-se um contributo para a pluralidade e independência da informação. Em apenas três anos, em maio de 1995, a SIC alcançou a liderança nas audiências através de uma forte aposta em programas de informação, entretenimento, documentários e programas de ficção, apresentados em português, alicerçados numa estratégia de marketing. Uma das grandes apostas da SIC, destacando-se claramente no panorama televisivo, foi a informação. Sempre na procura de inovação, a SIC, em 2000, entrou no universo dos canais de cabo e em 2007 entrou em plena era digital e em multiplataformas com conteúdos interativos. No presente, a componente multimédia é uma prioridade no universo SIC, reunindo um conjunto de sites e multiplataformas online em constante renovação.

Lançamento da OPTO

Em novembro de 2020, a SIC lançou um novo meio de comunicação, a plataforma de streaming OPTO, aproximando-se do seu público, permitindo-lhe uma maior liberdade de escolha. Proporcionou acesso a conteúdos exclusivos aos espectadores e utilizadores, ou seja, este consegue assistir ao que já foi para o ar e o que ainda está para estrear.

Aplicação

Design

A aplicação é bastante intuitiva e fácil de utilizar, de forma a que seja fácil para o utilizador navegar pelos conteúdos. O ecrã principal da aplicação apresenta os conteúdos em destaque, entre eles, novos episódios, estreias e últimos episódios. Existe também referência a conteúdos exclusivos e a novidades. A cor base da aplicação é o roxo que combinado com o preto, realça os conteúdos mais apelativos e interessantes de forma bastante útil.

Funcionalidades

É possível estar a assistir a algum conteúdo no tablet, parar a visualização e iniciá-la, no mesmo ponto, na webpage ou noutro dispositivo. A página inicial da OPTO também tem um tópico “Continuar a ver” que permite ao utilizador retomar a visualização de forma organizada. Existe ainda um menu na parte superior esquerda onde é possível voltar ao início, ver uma lista de conteúdos selecionados como favoritos ou ver conteúdos em direto, neste caso, canais da SIC. Na parte superior direita existe uma barra de pesquisa que permite filtrar o conteúdo pesquisando por palavras-chave.

Figura 1 - Interface OPTO

Tecnologia

Nesta secção, a OPTO ainda não divulgou nada em relação a aspetos de codificação, metadados e protocolos de transmissão de informação. Por isso, de forma a tornar o artigo um pouco mais teórico e específico, mediante a cadeira de comunicação e multimédia, vamos analisar a tecnologia de uma das principais fornecedoras de conteúdos audiovisuais à escala global, a HBO.

Codificação do vídeo

Ao longo dos anos, a HBO já utilizou vários codecs de vídeo, entre eles, o MPEG-2, o MPEG-4 e, atualmente, o H.264. O vídeo codec H.264 foi desenvolvido com base nos codecs anteriores. Na compressão de vídeo, o principal objetivo é reduzir as redundâncias temporais, isto é, reduzir as semelhanças entre imagens. Se não existir retransmissão de macroblocks, que não mudam entre frames, o armazenamento e a largura de banda podem reduzir significativamente. Por exemplo, num filme existem momentos em que o fundo não muda, apenas mudam as personagens. Nestes casos, o fundo pode ser retransmitido apenas periodicamente, numa I frame, que é a frame de referência. As áreas que apresentam mudanças, vão ser sobrepostas na frame de referência e transmitidas, denominando-se P frames e B frames.

Após a transmissão de uma I frame, existe uma série de transmissões das restantes frames designando-se a este conjunto um GOP (Group of pictures). Quanto maior o GOP, menor o número de I frames transmitidas e, consequentemente, menor o bit rate. Por isso, a escolha do GOP é um dos parâmetros mais importantes para que o codec consiga bons resultados. Como melhorias sobre os codecs anteriores, o H.264 suporta motion compensation vectors. Se um macroblock for idêntico de uma frame para outra, mas tiver mudado o seu lugar, a informação sobre a sua aparência pode ser mantida, apenas é transmitido o vetor de movimento. Esta característica poupa bit rate pois, para macroblocks idênticos, não é necessária a sua reconstrução completa, apenas é necessário modificar a sua localização, através do vetor de movimento transmitido. Outra característica deste codec, é o deblocking. É feita uma média entre a cor de dois macroblocks vizinhos, essa cor é utilizada na transição entre os macroblocks, tornando-a mais suave. O deblocking aumenta a nossa perceção de qualidade de imagem.

Futuramente, a HBO quer utilizar o codec H.265/HVEC. O H.264 permite que os macroblocks tenham um tamanho máximo de 16x16 pixel, enquanto o H.265 permite que os macroblocks tenham um tamanho máximo de 64x64 pixel, permitindo que o encoder seja mais eficiente na compressão. A previsão do movimento entre frames também é melhorada e a função de previsão do movimento permite 33 direções de movimento em vez das 9 direções permitidas pelo H.264.

Codificação do áudio

Actualmente, a HBO utiliza o codec Dolby Digital 5.1 que representa uma maneira muito eficiente para comprimir o tamanho dos ficheiros de áudio sem prejudicar a sua qualidade. Quanto menor o ficheiro, mais fácil é a sua distribuição.

É um codec que funciona apenas com informação digital, isto é, com ‘0’ e com ‘1’. Por isso, o primeiro passo para criar um ficheiro de áudio, usando este codec, é converter o sinal analógico original em informação digital. A este processo damos o nome de encoding. O codec analisa o áudio original e determina quais as partes importantes para manter e quais aquelas que é menos provável o utilizador ouvir. O codec vai manter as partes importantes e eliminar as partes que considerou redundantes. Após o encoding, o áudio é transmitido e é necessário realizar o decoding. O decoding pode ocorrer em diferentes equipamentos e, para garantir uma reprodução consistente em todos eles, este codec utiliza metadados. Metadados são um conjunto de instruções que são transportadas no bitstream que vão assegurar que o utilizador tenha uma experiência de áudio de alta qualidade.

No futuro, a HBO quer implementar o Dolby Atmos que foi desenvolvido para criar uma experiência sonora “3D” envolvente. Com este codec o som não vai estar limitado a um canal específico, por exemplo, no cinema, um som pode ter origem numa coluna e mudar para outra, para simular o movimento. Estas melhorias vão criar uma sensação de realismo e imersão, como se fizéssemos parte do filme.

Metadados

Metadados, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. A nível tecnológico, os metadados têm importância para a web semântica, que é uma web “inteligente” capaz de atribuir um significado a um ficheiro que será posteriormente disponibilizado aos clientes. Posto isto, a web semântica está basicamente ligada à facilidade de recuperação dos dados, uma vez que estes terão um significado e um valor bem definidos. Nesse sentido, todos os documentos publicados na web devem ser catalogados. As instituições envolvidas, como a HBO, a Netflix e a OPTO, na organização de informação em ambiente web, como a construção de bibliotecas digitais, base de dados, portais e sites, entre outros serviços, estão a deparar-se com a necessidade de implementar padrões de descrição de seus recursos eletrónicos.

Protocolos de transmissão de informação

Adaptive Bit Rate streaming é uma técnica utilizada na transmissão de conteúdos multimédia. Esta técnica é capaz de detectar a largura de banda e a capacidade do CPU do dispositivo do utilizador, em tempo real, ajustando a qualidade da transmissão às condições encontradas. O conteúdo multimédia a ser transmitido, vai ser codificado em diferentes débitos. Para cada débito, a codificação é dividida em segmentos, isto é, pequenas frações de vídeo tipicamente entre 2 e 10 segundos.

O utilizador vai tomar conhecimento dos segmentos e correspondentes débitos existentes. No início da transmissão, o dispositivo vai pedir o segmento de débito mais baixo. Se a velocidade de download for superior ao débito desse segmento, o próximo segmento a ser pedido vai ter um débito mais elevado. Mais tarde, se a velocidade de download for inferior ao débito do segmento que está a ser transmitido, o próximo segmento a ser pedido vai ter um débito mais baixo. Resumindo, após cada segmento, o dispositivo pode decidir mudar de débito caso seja necessário.

Esta abordagem permite evitar as filas no buffer, dando mais importância a este aspeto do que à qualidade da transmissão. Quando a ligação à internet piora, um utilizador está mais propenso a ver um vídeo com pior qualidade do que ter a uma interrupção total na transmissão do mesmo.

Sistema de recomendação

Um sistema de recomendação combina várias técnicas computacionais para selecionar itens personalizados com base nos interesses dos usuários e conforme o contexto no qual estão inseridos. Todas as plataformas de streaming descritas neste artigo contêm esse tipo de tecnologia. Em resposta à dificuldade das pessoas em escolher entre uma grande variedade de produtos e serviços e entre as várias alternativas que lhe são apresentadas, surgem os serviços de recomendação. Atualmente todas as empresas, são reconhecidas pelo uso intensivo de sistemas de recomendação com os quais obtêm grande vantagem competitiva. A originalidade e a inovação são também fatores importantes na escolha do consumidor, isto porque, neste caso, as grandes plataformas digitais apresentam sistemas de recomendação semelhantes.

CONTEÚDO DISPONÍVEL ONLINE

Quando falamos de conteúdo, temos dois tipos, aquele que é criado pela SIC e está disponível na opto, contudo, a produtora não deixa de ser a Sociedade Independente de Comunicação (SIC), e aquele que é adquirido, é, portanto, produzido por outras empresas, mas está também disponível para os utilizadores desta plataforma de streaming. O conteúdo desta plataforma é o fator decisivo, ou seja, naquele momento em que o cliente está prestes a subscrever um serviço, o tipo de conteúdo fornecido pela plataforma é o fator mais importante e que está no centro da decisão do utilizador. O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, está cada vez mais criterioso antes de gastar dinheiro. Por isso, a produção de conteúdo relevante é, sem dúvida, a maior chave para que a empresa consiga vender.

Produção original e exclusiva

No que toca a conteúdo original SIC, este está em constante expansão, visto que, o seu lançamento ocorreu no dia 24 de novembro de 2020 e, com seis meses de idade, já conta com mais de quatro mil horas de conteúdo. Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, explica a nova aposta do grupo dizendo que “A Opto prima pela diferença porque é única, é a primeira plataforma com conteúdos de qualidade falados em português e produzidos em Portugal. Não há como enganar. A Opto será um complemento de luxo às plataformas internacionais. Com um preço mais baixo, mas com uma experiência de utilização e de navegação ao mesmo nível daquelas, estamos convictos de que será um sucesso, porque teremos milhares de horas de portugalidade de alta qualidade que falta aos outros”.

Sabe-se também que uma das funcionalidades em que a SIC vai apostar, e que será um dos pilares de êxito da plataforma, será a possibilidade de se poder ver antecipadamente o episódio das novelas. A SIC espera com isto, que o público generalista e fã do género novelas venha a ter curiosidade de explorar outros formatos presentes na plataforma. O mesmo se aplica à novidade dos noticiários curtos, de 10, 15 ou 20 minutos, apresentados pelos habituais pivots da SIC, é ideal para quem não conseguiu acompanhar o noticiário e pretende uma versão mais breve das notícias diárias.

A OPTO não segue o alinhamento de uma SIC Memória, que já conhecemos, nem é suposto atingir o mercado da saudade no estrangeiro. Existem best sellers na plataforma, que já foram êxitos anteriormente, como Gato Fedorento, Médico de Família ou Floribella, porque à semelhança do que aconteceu com títulos em serviços de streaming internacionais (como Friends ou The Office), é muito importante existirem conteúdos com a curadoria SIC que continuam a ter uma ressonância forte junto do púbico.

A Opto é sobretudo inovadora, um espaço para se dar asas à criatividade e a novas estéticas e técnicas narrativas, sem medo de diversificar e arriscar, e daí apostarem inicialmente na produção de conteúdos originais em géneros tão distintos como o drama histórico (A Generala), o humor na vertente sátira social (Esperança), uma série arrojada (O Clube), sketches (de Ricardo Araújo Pereira), documentários (de Bruno Nogueira e Ljubomir Stanisic) e Grandes Reportagens (Mercado Negro, de Sofia Pinto Coelho). É apenas o começo, muito mais virá daqui para a frente.

A SIC acredita que com esta qualidade, diversidade e diferenciação, vai conseguir apelar tanto ao público nacional como aos portugueses espalhados pelo mundo. Além disso, fazem tensões de expandir o sucesso além-fronteiras, a audiências estrangeiras, já que muitos dos seus conteúdos são legendados.

Figura 2 - Coração na Boca - Série Exclusica OPTO

Conteúdo Adquirido

Quanto ao conteúdo adquirido, a OPTO SIC inclui também conteúdos não originais. A recém-chegada plataforma, apresenta uma vasta oferta de filmes internacionais de Natal e projetos documentais e de entretenimento cujos direitos de transmissão foram adquiridos pela SIC para os subscritores da OPTO terem acesso. Neste campo não se compara aos catálogos das grandes plataformas de streaming como a Netflix, a HBO ou a Amazon Prime Video, entre outras, até porque o maior foco são as produções originais da SIC.

Estatística dos conteúdos mais vistos

Através da garantia dada à N-TV por Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, o público assinante da nova e recém-estreada plataforma, é maioritariamente jovem e um quarto dos assinantes vêm do estrangeiro. Segundo esta fonte credível, a poucas semanas do serviço de streaming OPTO ter completado três meses, já tinham sido superados os objetivos estabelecidos. O chief executive officer afirma que as espectativas foram superadas quanto ao número de subscritores, uma vez que estimavam alcançar no final do verão os números que atingiram em janeiro. Praticamente um quarto dos assinantes é estrangeiro e o público-alvo é bastante jovem com uma média de idades compreendida abaixo dos 34 anos.

As séries exclusivas desta plataforma, “Esperança” e “O Clube” são os formatos mais populares entre os assinantes e “são as duas séries originais nas quais mais investimos, e que, naturalmente, são os produtos-âncora do serviço” explica Francisco Pedro Balsemão. O público espera novidades e no dia de estreia do documentário “Coração na Boca”, do chef Ljubomir Stanisic, a OPTO angariou quase 300 novos assinantes.

Propriedade intelectual e direitos de autor

OO Utilizador reconhece que o Serviço é propriedade exclusiva da SIC e que se encontra protegido por direitos de propriedade intelectual na sua máxima extensão possível. O Utilizador reconhece e concorda, sem reservas, que a SIC é proprietária exclusiva e incondicional de quaisquer direitos, títulos ou interesses sobre o Serviço, incluindo todos os direitos de propriedade intelectual no mundo (existentes ou futuros, originários ou subsequentes, e independentemente de terem sido ou não registados) que decorram de ou, de algum modo, se relacionem com o Serviço.

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Negócio

A OPTO é um novo serviço de streaming da SIC, onde é possível ver os melhores conteúdos nacionais da televisão portuguesa, entre eles, programas de entretenimento como filmes, séries e novelas, até aos melhores programas, documentários e rúbricas de informação com a qualidade e o rigor jornalístico da SIC e SIC Notícias.

Canais de comunicação

A OPTO está disponível no website opto.sic.pt, em aplicações disponíveis para smartphones e tablets Android (via Google Play e App Gallery) ou Apple (via App Store), smart TV da Samsung (modelos com sistema operativo Tizen v3.0 ou posterior), smart TV LG (modelos com sistema operativo webOS com versão 4.0 ou posterior), Apple TV (modelos da 4º geração ou superior) e também em dispositivos Chromecast ou com serviços Chromecast integrados (requer um smartphone ou tablet Android ou Apple com a app OPTO instalada). Além disso, é possível utilizar a OPTO até 2 dispositivos em simultâneo, no plano premium, ao passo que, no plano gratuito, só é possível utilizar um único dispositivo.

Distribuição geográfica

“A Opto será um complemento de luxo às plataformas internacionais”, a frase é de Francisco Pedro Balsemão, CEO da SIC, que tem o objetivo de enaltecer o facto de a OPTO ter uma experiência de utilização e de navegação ao mesmo nível das grandes plataformas internacionais. Os diversos serviços de streaming em Portugal têm em comum o facto de serem internacionais e, até certo ponto, indiferenciados. Atualmente, existem muitos produtos dispersos por várias plataformas internacionais fazendo com que o consumidor dificilmente tenha incentivo ou capacidade financeira para subscrever todas. A SIC não quer que a OPTO seja uma SIC Memória, nem quer atingir o mercado da saudade no estrangeiro. O lançamento da OPTO passa por cativar a atenção dos consumidores de conteúdos audiovisuais, complementando a oferta internacional que existe com a portugalidade com qualidade da plataforma. Por outro lado, alguns programas da emissão ao vivo e das gravações automáticas da SIC não estão disponíveis fora de Portugal, por razões relacionadas com a gestão de direitos internacionais.

Público-alvo

Umas das funcionalidades que a SIC vai apostar, e que será um dos pilares do êxito da OPTO, será a possibilidade de se poder ver na plataforma, o episódio das novelas que estão no ar na SIC com 24 horas de antecedência. Com isto, o público do canal SIC e fã do género novelas pode ter curiosidade de explorar outros formatos presentes na plataforma. O mesmo se aplica aos noticiários curtos, de 10, 15 e 20 minutos, apresentados pelos habituais pivots da SIC, que estarão exclusivamente disponíveis na OPTO, ou seja, qualquer pessoa pode ser alvo desta nova aplicação, tornando assim a SIC uma produtora mais próxima dos seus utilizadores.

Planos de Subscrição

A OPTO apresenta duas versões, uma premium e outra gratuita. Na versão gratuita, os utilizadores poderão contar com centenas de séries, documentários, novelas, sketches e outros formatos, sempre com a autenticidade de qualidade SIC. Na versão premium, para além destes conteúdos, é possível ainda ver episódios de novelas antes de estes passarem na televisão, 24 horas antes da sua emissão, um ‘catchup’ de 30 dias da SIC generalista, dois noticiários diários e ainda conteúdos exclusivos. O plano premium, tem um custo de €3,99/mês ou de €39,99/ano, em Portugal. No estrangeiro, o preço é de €69,99/ano e inclui também o acesso à emissão da SIC Notícias.

Parcerias

A Associação Mutualista Montepio, a maior associação portuguesa, em linha com as atuais tendências de consumo, oferece 3 meses de subscrição grátis do serviço de streaming da SIC, mediante subscrição de uma nova modalidade mutualista. Tendo em conta a realidade em que vivemos, esta parceria tem como intuito melhorar a comunidade associativa oferecendo, simultaneamente, 4000 horas dos melhores conteúdos de entretenimento e ficção portugueses.

Figura 2 - Parcerias Opto

CONCORRÊNCIA

A nível nacional

Além da OPTO existe uma outra plataforma de streaming em Portugal, a FILMIN, que é uma plataforma Video on Demand (VoD) portuguesa de cinema independente. Nasceu de uma iniciativa de colaboração e diálogo entre os operadores cinematográficos portugueses (distribuidores, produtores), críticos, festivais e instituições culturais nacionais e internacionais. A FILMIN tem um catálogo de filmes que vai crescendo constantemente, apesar de reconhecer o valar dos filmes prestigiados e premiados. As vantagens de poder ser subscritor na FILMIN são desfrutar de todos os filmes que formam parte do catálogo (com exceção das estreias – títulos premier). Esses títulos são as últimas novidades, estreias de filmes que acabaram de sair das salas de cinema, e para os obter é necessário alugá-los individualmente. A OPTO apresenta um plano de subscrição muito diferente da FILMIN. A FILMIN disponibiliza diversidade na oferta ao cliente no que toca a filmes e séries, e não centra a sua atenção maioritariamente em conteúdos nacionais, que é o caso da OPTO. A nível de interação com o cliente, a FILMIN apenas está disponível na versão web e na App Store e Google Play Store.

A nível internacional

Apesar de ser um serviço maioritariamente nacional, a OPTO tem como concorrentes a HBO e a Netflix, que são as duas principais fornecedoras de conteúdo a nível mundial. A HBO é uma plataforma mais seletiva que se destaca pela qualidade, tal como a OPTO, em contrapartida, a Netflix aposta mais na quantidade. Em termos de preços, a OPTO é mais acessível em relação às outras duas. O plano mais barato da Netflix é de €7.99/mês e da HBO Portugal é de €4.99/mês.

Figura 3 - NETFLIX e HBO

Perspetivas Futuras

Já decorrem as gravações e há novos nomes confirmados no elenco da nova produção da Santa Rita Filmes para a OPTO SIC. Com a realização de Patrícia Sequeira, que foi responsável por O Clube, a nova história ainda não tem sinopse divulgada, mas será o quarto projeto de ficção a receber o selo de original da plataforma de streaming do Grupo Impresa. A Lapa, em Lisboa, será o cenário de fundo deste enredo que junta vários nomes habituais nos produtos da SIC e alguns regressos aguardados.

Além desta produção, a OPTO SIC tem em carteira duas novas séries que deverão arrancar as gravações ainda durante o primeiro trimestre de 2021, Jéssica Athayde, Alexandra Lencastre e Pedro Barroso são alguns dos nomes associados aos novos projetos, nos quais se incluem a já anunciada série de 13 episódios Viúva Negra, em que uma cabeleireira comete 12 assaltos a bancos, armada com uma pistola de plástico, numa tentativa desesperada para se livrar dos seus problemas financeiros, da autoria de Patrícia Müller, e a série de telefilmes Na Porta do Lado, que aborda vários tipos violência doméstica, através do ângulo do observador, do vizinho que sabe que está a acontecer e da reação que tem ou não à situação, escrita por Patrícia Clemente e também com a chancela da Santa Rita Filmes.

Conclusão

Com toda esta informação analisada, podemos constatar que a SIC está num bom caminho e tem tudo ao seu dispor para se tornar ainda melhor. Em Portugal, a SIC foi o canal televisivo pioneiro a ter uma plataforma com todos os conteúdos disponíveis online. Na aplicação podemos assistir a conteúdos portugueses de entretenimento e informação. Séries, filmes, novelas, documentários e alguns programas de jornalismo da televisão portuguesa, tudo disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. Muitos destes conteúdos são exclusivos e originais OPTO e é assim que a SIC tem cativado os seus clientes a subscreverem esta plataforma.