and posted in Uncategorized

Após muitas pestanas queimadas, finalmente, comecei a fazer progressos decentes nos desafios propostos pela FST.

O primeiro deles foi um “case study”, ou seja, uma avaliação dos meus conhecimentos. Pediram me para arranjar maneira de calcular uma diferença entre dois sensores, ligados ao pedal do acelerador, e caso essa diferença fosse maior que uma certa percentagem a energia dos motores teria que ser cortada.

O segundo foi meramente teórico… no entanto foi o que mais me custou: tive que me familiarizar com referências da família dos microcontroladores dsPIC30F, maiores que a Bíblia e o Alcorão juntos.

Depois, tive que fazer com que um LED alternasse entre ligado e desligado com uma frequência de 2Hz ( 2 vezes por segundo ). Demorei pouco a realizar isto pois a parte teórica baseava-se à volta desta funcionalidade.

O desafio que estou a realizar agora tem como objetivo controlar a luminosidade de um LED com uma tensão variavel. Isto é realizado através de dois módulos do MCU (microcontroller unit): o de output compare (OC) e o Analogic to Digital Converter (ADC).

O que o OC faz é variar o LED entre ligado e desligado, assincronamente, isto é, sem interromper o funcionamento do CPU.

O funcionamento disto é bastante curioso:

Imagine que tem um contador que conta de 0 a 10 muito rapido, quando chega ao 10 (10 “clocks”) volta logo ao 0. Agora, durante cada contagem o led está ligado durante 9 “clocks”, ou seja, 90% do tempo. Como o contador conta muito, muito rápido, os nossos olhos não conseguem identificar aquele 1 “clock” em que o LED está desligado, parecendo assim que está sempre ligado com bastante luminosidade. No entanto, quando o LED só está ligado em 10% do tempo, ele, vai-nos parecer que está quase desligado, ou seja, a sua luminisidade vai ser muito baixinho.

Tendo isso em conta conseguimos controlar perfeitamente a sua luminosidade com o auxilio do ADC que converte um sinal analogico, uma tensão neste caso, num sinal digital, sinal esse que ditará quanto % da contagem é o que o led estará ligado.

Concluíndo, estou a adorar o recrutamento, tanto por estar a aprender tanta coisa como por ter a oportunidade aprender tudo por mim sem aulas nem nada, o que para uns pode ser um ponto fraco mas para mim é algo que adoro. Aconselho a todos visto que não há nenhum compromisso.

 

fst_logo

Comments are closed.