Nós, estudantes, passamos constantemente pela frustração de deitar pão ao lixo que mais se parece com pedra. A sensação de culpa que nos assombra quando o fazemos é terrível.
Pois bem, tenho uma solução rápida e saborosa para isso:
Açorda!
Há muitas maneiras de ser feita:
- Pode ser feita com peixe ou então sem nada para os que estão mais à rasca ou simplesmente são tão preguiçosos como eu;
- Podem se deitar ovos para dar cor ou então não;
- E pode ser feita com tomate ou não!
Vou apenas deixar aqui o básico e o resto ficará ao vosso critério.
Ingredientes essenciais:
- Alho;
- Azeite;
- Qualquer tipo de pão.
Ingredientes não essenciais:
- Salmão, linguado, azevia, dourada ou camarão;
- Tomate;
- 1 ou 2 ovos;
- Salsa;
- Coentros;
Intruções:
Faça um refugado/estrujido de azeite com um ou dois dentes de alho cortados fininhos e se desejar junte um ou dois tomates, preferivelmente cortados em pedaços pequenos para se desfazerem mais rapidamente. Enquanto o alho não fica lourinho ou o tomate não fica completamente desfeito, tal e qual como na figura 1, meta o pão todo num recipiente com um pouco de água de maneira a amolecê-lo e desfazê-lo. Deve ter o aspeto da figura 2 (peço desculpa por dispôr de uma imagem mais minuciosa).
Figura 1.
Figura 2.
Nota:
Caso use peixe ou camarão, pode optar por cozinha-lo separadamente e junta-lo a meio da preparação. Ou então pode adicioná-lo ao refugado partido em pedaços pequenos e quando achar que estiver decentemente cozido siga o resto da receita.
Ponha sal para se dissolver no molho de tomate, junte tudo e mexa constantemente para o pão não colar ao fundo. A água que usou para desfazer o pão deve chegar, mas se tiver a ficar demasiado seco não hesite em colocar mais azeite e água. Quando tiver quente de novo prove um bocadinho para verificar se precisa de mais sal por ter adicionado água.
Lá mais para o final parta um ou dois ovos numa tigela, adicione coentros, bata muito bem. Junte à panela o ovo e misture até ficar tudo amarelinho. Finalmente deite salsa por cima, parta um ovo com cuidado e deite-o por cima da açorda para ficar com um ovo escalfado como acompanhamento.
Agora, para lhe abrir o apetite, apresento-lhe o meu produto final:
Boa sorte!