Ana Martins
Estou a fazer o doutoramento em Sistemas de Transportes, no IST. Na minha tese de doutoramento proponho-me a fazer um modelo que ajude na relocalização do veículo autónomo, baseado em informação histórica das viagens e outras informações relevantes que permitam tornar o modelo robusto.
Este objectivo abrange, como pano de fundo, diferentes temas e vai permitir-me: analisar vantagens e desvantagens das tecnologias emergentes de transportes; avaliar os padrões actuais de mobilidade, baseados em dados históricos e informação real dos táxis em Lisboa; e desenvolver um modelo que possa optimizar o serviço de transportes, melhorando o seu desempenho e qualidade.
Joana Arina
Trabalho na Rolls-Royce plc em Derby, Inglaterra no design e desenvolvimento de Produto. A empresa, embora já não fabrique os tão famosos carros, continua na vanguarda da tecnologia. O meu objetivo é desafiar o entusiasmo da Ana neste tema com argumentos informados tentando criar uma discussão válida e enriquecedora ajudando nesta demanda da disseminação das vantagens e desvantagens dos veículos autónomos.
A ideia de contribuir para a melhoria da mobilidade em Lisboa atrai-me bastante e acho que as melhores ideias saem de conversas entre pessoas com opiniões diferentes. Utilizando o meu espírito crítico e curiosidade vou tentar ajudar a Ana neste percurso, questionando de forma informada as suas ideias, numa perspectiva de elevar o trabalho que ela está a desenvolver e contribuir assim para a resolução de um problema real.