Políticas Activas para Gestão de Redes

Resumo


A concorrência tem levado a gestão de redes a precisar de incluir também a gestão dos serviços e dos processos de negócio das empresas. Pretende-se, desta forma, avaliar o nível de qualidade dos serviços oferecido, maximizando-o, e se possível assegurando-o.

Para tratar este problema, propõe-se a utilização de um modelo de gestão baseado numa hierarquia de políticas activas, com vários níveis de abstracção, para gerir a rede e os sistemas envolvidos, avaliar a qualidade de serviço oferecida, e na medida do possível, assegurar os requisitos de qualidade pretendidos. As políticas activas são objectos activos que actuam sobre a rede, automatizando as tarefas de gestão, cobrindo monitorização, controlo e planeamento, com vista a atingir os objectivos de gestão propostos.

Propõe-se ainda uma metodologia para analisar os requisitos de qualidade de serviço, e construir as políticas activas necessárias com base num conjunto de regras de actuação predefinidas que ajustam dinamicamente os parâmetros dos objectos geridos.

Foram simulados dois cenários para ilustrar a aplicação da metodologia e a arquitectura de gestão propostas. Mostrou-se, assim, como o modelo proposto pode ser aplicado para analisar problemas de gestão, e como se podem utilizar políticas activas para fazer cumprir acordos de níveis de serviço entre fornecedores de serviço e clientes.

Palavras Chave:


Voltar à minha página de abertura.