00 : 00
Palácio da Pena
Palácio da Pena
Existia um Mosteiro no local onde hoje se encontra o Palácio da Pena
Existiu um rei português, D. Manuel I, que tinha a intenção de fundar em Lisboa 12 mosteiros dedicados à Ordem de S. Jerónimo. O mais conhecido é o que podemos visitar ainda hoje em Belém, o famoso Mosteiro dos Jerónimos. Um outro Mosteiro que foi fundado por sua decisão foi o da Nossa Senhora da Pena, em Sintra, exatamente no mesmo local onde atualmente se encontra o Palácio Nacional da Pena. Parte da Capela do Mosteiro resistiu ao terramoto de 1755 e continua intacta. Numa visita ao Palácio n&acedilo perca o retábulo do altar-mor e o vitral da nave. Se olhar muito perto do vitral, para a figura do canto inferior esquerdo vai ver o próprio vitral retratado.

No Parque da Pena existem cerca de 2000 espécies de árvores.
O Palácio da Pena e o Parque de 85 hectares que o rodeia, foram planeados em simultâneo. O Parque parece uma floresta selvagem, onde emana um ambiente romântico e bucólico. Os caminhos são sinuosos e onde facilmente nos perdemos, tanto na paisagem como em nós próprios.
Serra de Sintra
O fantasma da Serra de Sintra.
Muitos aventuram-se pela serra á noite, inspirados por lendas como a de Zaida, que anda na serra á noite a tentar salvar o seu amor, ou pelas histórias de rituais de magia e maçonaria. Outros não se atrevem. As histórias e mitos inspiraram inclusive um vídeo, a circular na internet, que conta a história do “fantasma de Sintra”. O vídeo, publicado no Youtube, tornou-se viral e muitos ficaram na dúvida se era verdade ou ficção. Desde então, a estrada que liga a vila de Sintra ao Convento dos Capuchos também se tornou assustadora. Mas só á noite…

O penedo dos ovos.
Noutros tempos, acreditava-se que por baixo de um penedo no meio da serra de Sintra existia um tesouro escondido que pertenceria a quem conseguisse derrubar esta pedra com ovos. Uma velha acreditou que aquele tesouro podia ser seu e passou a atirar ovos contra o penedo, mas nunca descobriu o tesouro. Até hoje, há quem diga ver nos musgos amarelados que cobrem o penedo as gemas dos ovos que a velha atirou.
Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira é um dos lugares mais mágicos de Portugal e lá nada está ao acaso.
No seu interior encontram-se símbolos de temas esotéricos relacionados com alquimia, maçonaria, templários e rosa-cruz. Grutas, um poço iniciático misterioso – que dizem ser utilizado em rituais de iniciação maçónicos – e jardins exuberantes embrenhados naquele ambiente místico próprio da vila de Sintra fazem desta Quinta um lugar enfeitiçante.

Palácio da Pena perto! Clique para saber mais sobre o local.

MyWeb Galeria GeoCach
360° Wallet Curiosidades Locais Definições