THE FRONT PAGE OF THE INTERNET
down
×


HISTÓRIA

O Reddit é hoje um dos principais fóruns de notícias e conteúdos da internet tendo milhões de utilizadores diariamente a consultar ou a postar conteúdos.

Esta plataforma foi fundada por Steve Huffman e Alexis Ohanian em 23 de junho de 2005, sendo mais tarde adquirida pela empresa Condé Nast Publications em 2006.

Esta plataforma é constituída por diversas comunidades chamadas de subreddits, sendo aqui que se encontram os conteúdos do site.

Existem milhões de comunidades disponíveis, sendo por isso uma experiência personalizada de acordo com o gosto de cada utilizador. Os principais métodos de comunicação utilizados pelos utilizadores são texto, links, imagens, vídeos e gifs.

Steve Huffman Alex Ohanian




FUNCIONALIDADES

Tratando-se de uma aplicação orientada à utilização por parte de clientes, com vista tanto à interação como a navegação, o principal foco do Reddit foi o de criar uma boa interface gráfica e funcional aos seus utilizadores. Combinando os princípios basilares de uma boa UX (User Experience) e UI (User Interface), a interface do Reddit rege-se por características como a simplicidade, navegabilidade e intuitividade.


Criar subreddits, tópicos ou comentários
Enviar mensagens privadas
Pesquisar conteúdos
Esconder comentários
Pré visualizar publicações
Denunciar conteúdo

Gerir perfil
Multi-user (trocar de contas)
Ocultar estado
Karma por comentários

Simplicidade
Acessibilidade
Navegação intuitiva
Conteúdo estruturado
Versão mobile/versão desktop


TECNOLOGIAS

1 / 4
Mobile App
2 / 4
Arquitetura do JPEG
3 / 4
Arquitetura do MP4
4 / 4
Arquitetura do Reddit



CONTEÚDOS

Tratando-se de uma comunidade aberta, o Reddit está sujeito à liberdade e ao espírito livre dos seus utilizadores, contudo há uma série de regras sobre os conteúdos que os utilizadores podem colocar na plataforma.

Olhando a essa vasta lista de regras, que oscilam entre a lei e a ética, é possível destacar dois dos maiores desafios que o Reddit enfrenta à data: conteúdo sexual e conteúdo discriminatório.

Apesar dos progressos na área da inteligência artificial, o crescente número de bots que a aplicação dispõe ainda não permite dar cobertura com rigor a todos os conteúdos gerados na plataforma, sendo por isso preciso um elevado trabalho humano.

Na presença de conteúdos que violem as regras da comunidade e que escapem ao olho dos bots da plataforma, os utilizadores e moderadores dos subreddits são encorajados a sinalizar esses conteúdos que são depois alvo de análise por parte dos funcionários da empresa.

Aqui, caso se confirme a quebra das regras, as penalizações variam desde a remoção dos conteúdos até suspensões na plataforma.

No caso de conteúdos protegidos por direitos de autor, o funcionamento é semelhante, mas pelos casos que veem a público pode-se confirmar que o Reddit é muito mais célere a resolver estas situações - o que é compreensível porque a violação dos direitos de autor está dentro do campo legal, o que traz consequências concretas à plataforma.


MODELO DE NEGÓCIO

Sendo o Reddit uma empresa baseada no negócio online, é necessário criar um bom modelo de negócio para gerar lucro e manter a empresa numa posição de destaque. A estratégia usada pelos fundadores é vulgarmente utilizada pela maioria das empresas com conteúdos gratuítos, obtendo receita maioritariamente através de publicidade e premium memberships removendo a publicidade para esses utilizadores.

Atualmente, a plataforma utiliza dois tipos de publicidade:
  • Posts Promovidos
  • Display Ads

    Os posts promovidos permitem aos anunciantes publicitar os seus produtos como se fossem publicações de outros utilizadores, podendo adicionar links para um determinado website da empresa anunciante (external link) ou adicionar links para outra página do subreddit com informação adicional da empresa anunciante (internal link).

    Os displays ads funcionam tradicionalmente como em qualquer outro website, sendo necessário contactar a equipa de vendas para publicitar um determinado produto na plataforma.

    Para além disso, o grupo Reddit mantêm uma relação aberta entre o suporte técnico e os utilizadores da plataforma para resolver diversos problemas o mais rápido possível, aumentando a confiança do cliente.


  • CONCORRÊNCIA

    9GAG

    TikTok

    4Chan Pinterest
    Ao longo do tempo o Reddit tem vindo a crescer de maneira abrupta, aumentado o número de comunidades presentes na plataforma, e por sua vez o aumento dos utilizadores a consumir o seu conteúdo.

    Este crescimento fez com que o Reddit se tornasse um dos grandes pilares do consumo de informação e entretenimento.

    Porém, esta plataforma possui diversas empresas na mesma área de negócio, necessitando de se adaptar de forma a manter-se competitiva no mercado.

    Em 2021, o Reddit conquistou a 19ª posição de pesquisas globais na internet, com cerca de 430 milhões de utilizadores mensais, sem contar com o número de utilizadores da aplicação mobile.

    A recém famosa plataforma TikTok encontra-se abaixo no ranking global de pesquisas na internet, encontrando-se na 62ª posição, porém tendo o maior número de utilizadores na versão mobile, sendo por isso uma das principais empresas concorrentes.
     

    IMPACTOS

    Hoje em dia é praticamente impossível gerir um site ou aplicação sem estar bem definida a política de privacidade da entidade em questão, de forma que os utilizadores saibam quais os dados que estão a ser guardados e com que finalidade.

    Os principais dados adquiridos pela entidade empresarial são os dados das contas dos clientes, bem como o conteúdo consumido e publicado. É ainda comum a utilização de two-factor authentication, de forma a criar uma camada adicional de segurança para a conta dos utilizadores, contudo, este tipo de autenticação é apenas possível na plataforma online do Reddit. É utilizado também o método clássico de recuperação de password do utilizador através do email.

    O Reddit orgulha-se de ser uma empresa onde permite aos utilizadores expressar as suas opiniões de uma forma honesta e divertida nas diversas comunidades, praticamente sem quaisquer tipos de censura. Porém, este tipo de liberdade pode por vezes dar origem a comentários e posts ofensivos, bem como publicações enganosas (fake news), tendo um impacto negativo para a sociedade. De forma a evitar que tais comentários se espalhem na plataforma, o Reddit tem um conjunto de regras (Content Policy) que devem ser cumpridas, caso contrário, os conteúdos serão removidos da plataforma. Como tal, cabe ao algoritmo e aos próprios utilizadores reportarem este tipo de publicações para alertarem a equipa técnica de forma que estas publicações possam ser removidas da plataforma.

    Os países que mais frequentam a plataforma por ordem decrescente são: Estados Unidos da América, Reino Unido, Canada, Austrália e Alemanha, e o número de utilizadores tem crescido linearmente.




    FUTURO

    Com a recente avaliação em dez mil milhões de dólares, o Reddit tornou-se oficialmente uma plataforma de destaque. O seu CEO, Steve Huffman, falou sobre o futuro da aplicação traçando quatro objetivos basilares: tornar o Reddit mais rápido, mais acessível, mais aberto e mais relevante.

    Como é evidente, há mais por trás e Steve Huffman demonstrou interesse em fortalecer a plataforma noutros dois outros objetivos: a internacionalização da marca e o investimento no vídeo.

    Tendo como base o texto, o Reddit teve uma evolução para a imagem e tem no seu horizonte a chegada ao vídeo, assemelhando-se ao Reels (Instagram) e do TikTok, o objetivo passa por permitir aos seus utilizadores a criação de conteúdos em vídeo diretamente na plataforma. No ano de 2021, uma equipa holandesa de especialistas em vídeo foi integrada na empresa começando assim a desenvolver o objetivo planeado.

    Por outro lado, e mesmo não sendo um tema discutido ao público por Steve Huffman, tem-se especulado que o Reddit se prepara para entrar em bolsa, com a Reuters a avançar com a previsão de que tal pode vir a acontecer no primeiro semestre de 2022.


     


    SOBRE NÓS

    José D. C. Rocha, natural de Mourão, nasceu no dia 4 de abril de 1994.
    É licenciado em Engenharia Informática, pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, curso que terminou em 2016.
    Atualmente encontra-se a realizar o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico.
    Paralelamente, desempenha funções de consultor numa empresa financeira.
    Leonardo G. F. S. Augusto, natural de Sintra, nasceu no dia 3 de junho de 1999.
    É licenciado em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações e de Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo terminado o mesmo em 2021.
    Atualmente encontra-se a realizar o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa.
    Marco M. V. Gomes, natural de Cascais, nasceu no dia 12 de junho de 1999.
    É licenciado em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações e de Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo terminado o mesmo em 2021.
    Atualmente encontra-se a realizar o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa.



    PARA CONSULTAR O NOSSO PAPER DESCARREGUE O .PDF